sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cantor e Campeiro


 
No mês da gauchada, nada mais obrigatório para esse que vos escreve senão falar das coisas da nossa terra e da nossa gente. Felizmente, assuntos tem pairado as rodas galponeiras e motivos não faltarão, ao longo deste mês, para serem abordados por aqui. Para tanto, dividirei os assuntos por interesse distintos, quer sobre a música ou a nossa tradição como um todo. Neste mês, por exemplo, temos ótimos lançamentos na nossa música, dentre os quais destaco o primeiro disco solo do Volnei Gomes. Ex-integrante de grupos como Os Tiranos, Campeirismo e Coração Gaúcho, neste ano corrente o Volnei decidiu dar um novo rumo na sua carreira musical, lançando-se solito (ou quase) junto com seu grupo, o Cantando o Rio Grande. Herdeiro musical legítimo do imortal José Cláudio Machado, Gomes trás uma sensibilidade musical ajustada as lidas campeiras, cantando as coisas da terra como poucos.

Seu primeiro disco, “Cantor e Campeiro”, trás música fandangueira com essência de nativista, brilhantemente desempenhada, por sinal, pela interpretação de Volnei Gomes, além da gaita de Cátio Rodrigues e as cordas magistrais no meu grande amigo Adriano Claro, dois dos músicos, estes, que fazem parte do grupo do cantor. O repertório então, exalta toda a sua trajetória pois trás a pureza de nossa musicalidade de raiz, com vaneiras, chamamés e milongas de fina estampa. Logicamente, não haveria de faltar um bugio, cria de São Chico, terra que Volnei adotou como sendo a sua e a qual representa com orgulho e abastada competência. Das composições, destaco a música título “Cantor e Campeiro”, “O Meu Cavalo Crioulo e Gaiteiro Serrano” (parceria com Léo Ribeiro), “São as Armas Que Conheço” (milongaço de primeira) e “Baile Nativo”; isso, para encurtar e exemplificar. Todo o repertório é de primeiro.

Senhoras e Senhoras, gaúchos e gaúchas, Volnei Gomes – Cantor e Campeiro, é um daqueles discos que não pode faltar na coleção de nenhum de vocês, eis que trata-se de um trabalho que enaltece e trás toda a pureza da música e das coisas do Rio Grande. Valorizar a musicalidade de Volnei Gomes e do grupo Cantando o Rio Grande, é ter a certeza de que, pela voz e o talento destes músicos, a nossa cultura estará sempre preservada. Nessas horas, de mão em produtos como este disco, é que tenho certeza que quem canta o que é nosso, não morrerá jamais.

 

Um dos lançamentos do ano, certamente.

Parabéns Volnei pelo grandioso trabalho. Forte abraço, em especial, ao amigo Adriano Claro.

Sucesso a todos,

Bruno Campeiro  

2 comentários:

Daiana disse...

Olá! Muito bacana o seu blog. Sou jornalista e divulgo as novidades do grupo Os Monarcas. Se você tiver interesse em receber nossas novidades envie um e-mail para possamos enviar material. Forte abraço!

Daiana Silva
daianasilva.jornalista@gmail.com
http://facebook.com/jornalistadaianaslva
http://twitter.com/daianasilva

ADRIANO CLARO disse...

MAS QUE TAL MEU GRANDE PARCEIRO DE VIDA E LIDA BRUNO VÉIO.
COMO É BOM VER QUE MESMO DE LONGE AQUI EM SANTA CATARINHA SEMPRE SOU AQUECIDO PELO CARINHO DOS AMIGOS QUE ME SÃO CAROS E ESPECIAIS COMO TU TCHÊ E QUE GOSTAM DO MEU TRABALHO. FICO COMO SEMPRE LISONGEADO COM OS ELOGIOS DO AMIGO.
TIVE O PRAZER DE FAZER PARTE DESTE GRANDE TRABALHO COM O VOLNEI GOMES, AMIGO DE LONGA DATA E TAMBÉM O KATIO, O GAITEIRO MAIS ENCOMIODATIVO QUE JA CONHECI E QUE HA UNS 8 ANOS ME AZUCRINA A VIDA E TAMBÉM O PARCEIRO ROBINHO QUE DISPENSA COMENTÁRIOS, BAITA PROFISSIONAL E BATERISTA DE MÃO CHEIA PESSOAS ESSAS A QUEM TENHO UM CARINHO QUE TRANSCENDE A AMIZADE EXATAMENTE COMO TU TCHÊ QUE MESMO PASSANDO AS VEZES MESES SEM NOS FALAR SEMPRE ESTAMOS PRESENTES UM NA VIDA DO OUTRO POR CONHECER AS MESMAS PESSOAS E GOSTAR DAS COISAS DO NOSSO PAGO.
MIL GRACIAS PARCEIRO VÉIO.
FIQUEM COM DEUS AÍ E MANDE TEU NUMERO DE CELULAR PRA MIM QUANDO DER.