segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Se eu for votar...

Nem tudo são flores na nova primavera que adentra em nossas vidas. Inicialmente, que a última semana foi totalmente abaixo d’água. Estamos a mercê, pelo visto, de intemperes cada vez mais agudas e estranhas. Primeiro que o inverno este ano sequer deu as caras. Depois, ficou quase um mês sem chover e quando finalmente choveu, resolveu vir tudo de uma vez só. No mais a vida foi seguindo seu curso. No 20 de setembro, estive no Acampamento Farroupilha de Novo Hamburgo. Confesso que melhorou bastante se comparar cinco anos atrás, mas ainda está longe de ser algo que se possa chamar de “organizado”. Já na sexta, peguei o rumo da serra e fui a São Chico rever os patrícios. Por lá tudo meio parado. Nem a política tem empolgado muito. Confesso-lhes que pela primeira vez em anos preferi não ter ido a minha cidade, pois voltei de lá bastante acabrunhado.
***
Ainda não refleti sobre a ida ou não São Francisco de Paula para exercer meu direito de Cidadão, que é votar. Quando tirei meu título em 2003, o maior orgulho se abateu sobre mim eis que, enfim, eu poderia participar efetivamente do desenvolvimento de minha cidade e, por consequência, do meu Estado e país. Hoje, já não tenho o mesmo entusiasmo. Temo até ser leviano em dizer isso, mas tenho para mim que o meu voto já não é o bastante para fazer essa revolução toda. Aos poucos, vou ficando numa situação bastante complicada, uma vez que pareço estar enfileirado ‘naquela’ daqueles que se cansaram de lutar por um país mais justo e já pouco ligam para o que acontece. Isso mostra-se mais evidente quando levo alguns tombos, como por exemplo este aumento das taxas do Detran-RS que o atual governo vem implantando. Do nada, o imposto do meu carro em 2013 vai aumentar cerca de R$ 150,00. Isso claro, se ainda possuir veículo até lá, uma vez que estou vendendo o meu carro por motivos bem mais importantes.
***
Do mesmo modo, nunca se viu no poder legislativo municipal de São Chico pessoas tão despreparadas para nos representar. Atento a isso, chego a conclusão que a culpa da roubalheira toda e desse descaso para com o cidadão de bem é do povo, afinal, é o povo que elege esta gente. Eu já disse isso e ainda faço uma mea culpa, tendo em vista que meu candidato a vereador na última eleição pouco fez no mandado e ainda foi ser secretário de governo. Lá no governo, como secretário, ainda fez menos ainda. O que posso e vou fazer, se eu exercer meu direito ao voto, é não mais votar neste aí. Já decidi meu voto (repetindo: se eu ir votar). Não voto no antigo, pois artigo de museu fora feito para relembrar, matar a saudade e nada mais. Também tenho restrições ao continuísmo exacerbado no poder. Me restaria uma terceira via que já me pareceu um bom futuro para a cidade e ao longo do tempo se mostrou mais do mesmo. Logo, o “Branco” se destaca nesta divisão toda. Mas isso pode mudar até o dia 7 de outubro. Mas é claro, seu eu for votar.
Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: