segunda-feira, 17 de setembro de 2012

De bombacha também

Os que aqui me acompanham, com certa frequência, sabem que desde sempre defendi que as portas da nossa casa, ou seja, do nosso tradicionalismo, deveriam estar sempre abertas aos desgarrados. Já recebi muitas críticas por isso, mas assim me mantenho. Há a necessidade clara de agregar, de recuperar a nossa musicalidade e sua abrangência, jamais remar no sentido contrário a correnteza. Foi assim com o Luiz Cláudio, Garotos de Ouro e Tchê Barbaridade. Agora, temos mais uma ovelha que volta ao rebanho: Tchê Guri. Precursor do Tchê Music, o grupo de São Leopoldo está disposto a reassumir a condição de protagonista, tendo recuperado a bombacha e a música fandangueira autêntica. Há alguns meses, trouxe para seu “casting” o cantor Zé Leandro, com passagens por Garotos de Ouro e Tchê Barbaridade, que possui um timbre de voz bem apropriado a música da nossa terra. Enfim, retorno montado e batendo o casco.
Para tanto, o Tchê Guri lança um novo disco, o qual trás músicas num tranco gaúcho e bem fandangueiro, que nem de perto chega ao malfadado maxixe. Felizmente. Aliás, diga-se de passagem, sou um pouco suspeito para falar do repertório do novo disco do grupo. Entre as regravações, eles trazem a música que, para mim, é a melhor de todas: “Dia a Dia de Fazenda”. Só por ela, já valeria a pena adquirir o cd. Mas tem mais: “Sul dos Mates” (milongaço do João Luiz Corrêa), “Êra Cavalo” e “Cavalo com Alma de Gaiteiro”. Enfim, um belo repertório, bem gaúcho e com uma pitada da irreverência do início de carreira do grupo.
Enfim, é mais um filho que volta para casa. Novamente, sigo com o pensamento de que quem ganha é a nossa tradição. Há cada dia que passa, mais temos perdido espaço para outras culturas, portanto, retrocesso é querer se imbuir de bairrismo contra nós mesmos. O Tchê Guri tá de volta sim a nossa música autêntica. Prova disso é o seu novo disco que, na sua totalidade, trás músicas com a essência do Rio Grande. Para mim, isso basta. O que passou, passou. De agora em diante é reforçar as trincheiras da música do Rio Grande para conseguir vencer a peleira. Tchê Guri foi mais um que encontrou o caminho de casa e mostra o seu talento tocando música gaúcha. E antes que eu esqueça, de bombacha também!
 

Abraço e boa semana para todos.

Nenhum comentário: