segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mês do Gaúcho

Importante, para a nossa história, termos um mês de comemoração. Tem sido assim, nos últimos anos, uma corrida de toda gauchada para acampamentos, CTG’s e piquetes. Tudo isso mostra que nossa cultura jamais será esquecida e sempre terá força, certo? Não sei. Confesso-lhes que ao mesmo tempo que fico alegre com esta movimentação toda em cima do Mês Farroupilha, preocupa-me o fato destes tradicionalistas efêmeros que possuímos por aí. Sim, aqueles que só se lembram da nossa bombacha nesta época do ano e que, no restante do tempo, pouco ou quase nada contribui com o resgate de nossa cultura. No mais, devemos, de fato, celebrar nossas conquistas bravias, peleadas e legitimamente gaúchas. Também, há de se valorar o fato de que andamos festejando o mês inteiro, não só a semana que antecede o dia 20. Logo, quem sabe, estaremos estendo para uma programação que se inicia tão logo se encerre o mês farroupilha do ano anterior. Mas isso é sonho que, um dia – se o Patrão Velho permitir, se torna realidade.

***

Este mês de setembro será atípico para mim. Confesso-lhes que temo por não conseguir dar conta das postagens habituais por aqui. Aliás, isso até não é incomum para o mês de setembro. A diferença, é que anteriormente o motivo era o excesso de bailes tocados na época, o que não ocorre agora.

Por falar nisso, este é o segundo mês farroupilha seguido que não estarei num palco animando a gauchada. Uma situação atípica para mim, a julgar a última década. Ao mesmo tempo, me dá sobriedade para refletir acerca de uma possível volta e montar um projeto, realmente, interessante e possível. Logo, é provável que este Campeiro que vos escreve volte a cantar e ecoar as coisas deste Rio Grande somente em 2013.

***

A esta altura do ano ainda não nos damos conta de que o fim está próximo. Calma, não estou aqui me referindo a nenhuma profecia em torno do 21/12/2012, mas sim, ao fim do ano mesmo. Parece que num piscar de olhos o ano que parece ter recém começado, já se caminha para o seu final. Poucos se dão conta de que 3/4 do ano já se fundaram. Estamos no último estalo de agonia do ano de 2012. Aliás, dia desses ouvi alguém dizendo que um sinal do fim do mundo é que o tempo andava mais rápido e ninguém tinha notado. O relógio parece andar do mesmo jeito, mas no fundo, ele vem passando os segundos cada vez mais de pressa. Será mesmo? Bom, a verdade eu não sei. Só sei que já estou programando as minhas férias.

Assisti o último Batman neste final de semana. Como esperado, valeu cada R$ investido.

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: