segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Chasqueando

Sempre defendi a liberdade de imprensa, pois acredito que um país democrático deve ter o privilégio do irrestrito acesso a informação. Todavia, este novo (que nem é tão novo assim) conceito de jornalismo investigativo que se instaurou no país, e que é praticado por grande parte das redações de jornais e redes de televisão, têm se transformado numa apologia declarada a falta de bom senso e da realidade, tudo em prol do dito "jornalismo verdade".
Tomando como base a Tragédia de Santa Maria, é possível afirmar, sem sombra de dúvidas, que muito do que disseram foram "informações" inventadas e sem nexo algum. Depois, forçaram a barra tentando entrevistar pais e familiares das vítimas, como se o que viessem a falar fosse muito diferente daquilo que todos nós falaríamos diante de episódio de tamanha dor. O ponto alto do negativismo e da falta de bom senso, fora o fato de eu ter visto rolar na internet foto do ginásio municipal de Santa Maria, com diversos corpos, um ao lado do outro e em cima de lonas pretas. 
Sinceramente? Mostrar a desgraça alheia a tal ponto não é jornalismo investigativo tampouco "verdade", mas sim, querer auto promoção e maior faturamento às custas da dor das famílias. Mantenho-me favorável a liberdade de imprensa, porém, acho que tá chegando a hora de haver um certo controle de conteúdo e a forma como isso é exposto. Do contrário, não vai longe e estaremos sendo conduzidos por estas "informações". 

***

No final das contas, achei que nada que eu falasse na sexta-feira seria muito útil. Não há qualquer assunto que pudesse ser relevante. Continuar falando da tragédia de Santa Maria seria praticar este tipo de jornalismo muquirana que me referi acima; então, dei-me o direito do silêncio das palavras.

***

Nesta quinta-feira, salvo engano, haverá grande baile no CTG M'bororé, em Campo Bom, com animação de Os Serranos. Baile bom para dançar e se divertir. Os Serranos que agora contam com o talento do meu grande amigo William Hengen, um dos grandes gaiteiros dessa nova safra. Sucesso a todos.

***

Começou a Cavalgada do Mar, edição 2013. Espero que este ano não tenha tantos contratempos (em que pese a chuvarada do final de semana) e que, ao cabo, possamos valorizar ainda mais o tradicionalismo.

***

A 'estória' do "Veraneio do Tio Laudelino" terá, certamente, desenrolar nesta semana. Aguardem e confiram!

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: