quinta-feira, 23 de maio de 2013

Abaixo aos direitos do cidadão!

Acabo de assistir à matéria jornalística no Jornal da Band, onde fui informado que uma cidade do interior paulista (Santos – se não me engano), a partir de amanhã, deixará de aceitar moeda corrente no seu transporte coletivo, com o objetivo de diminuir a criminalidade. É a máxima do, se não há dinheiro, não há ladrão. Vou me furtar de entrar na seara da constitucionalidade do dispositivo legal que entrará em vigor, já que não é o tema principal deste.
A questão versa nos motivos da “necessidade” desta lei. No Brasil, temos, infelizmente, essa sina de cachorro sarnento. Ao invés de enfrentarmos de frente os nossos problemas, vamos andando pelas beiradas e protelando as mazelas. Ora, ao invés de combater a criminalidade dentro do transporte coletivo, ceifamos o direito do cidadão de ir e vir. Sim, pois a partir de amanhã, em Santos, só anda de ônibus quem tem um cartão, a espécie do nosso “TRI”. E se sou turista? E se meu carro quebrou e tenho que voltar de ônibus para casa? E se encontro o ponto de ônibus, mas não há local próximo para recarregar o cartão?
Essa é uma medida que ajudará (e muito!) as empresas de ônibus, já que deixará de ter prejuízo com os furtos. O povo, que aparentemente será beneficiado, ali na frente verá que esta no meio de um engodo: o marginal agirá em outras frentes, ao invés de abandonar a vida delitiva. Logo, senhoras e senhores, é mais um direito do cidadão que está sendo abatido sem que resultados, plausíveis, embasem tal medida. O tempo mostrará isso. Quem viver, verá!

***
Outra papagaiada é essa da importação de médicos, para que venham para o Brasil suprir a visível carência de profissionais na área. O Conselho Federal de Medicina é contra. Lógico, nem esperava que fosse diferente. Acerta quando insiste na necessidade de que os profissionais estrangeiros sejam testados antes de começarem a clinicar por aí. Mas também quer fazer reserva de mercado. Alega, inclusive, a dificuldade da língua, pasmem. Alguém sabe a quantas anda a qualidade das nossas universidades de medicina? O Conselho de São Paulo fez teste com os residentes, meses atrás, e 54% reprovaram. O que aconteceu? Nada! Continuam trabalhando normalmente.
Afinal, o que vale mais? O direito de meia dúzia ou o direito de todos nós termos acesso a uma saúde pública e de qualidade?

***
Amanhã o CTG Gaudérios da Saudade, de Estância Velha, inaugura seu novo galpão. Visto de fora, mostra o que é a grandeza da entidade. Bagual e meio. Para coroar esta grande inauguração, Os Monarcas. É baile pra história do tradicionalismo. Parabéns, Gaudérios da Saudade. E que em breve possamos estar lá, tocando mais um baile.
_
Abraço e bom final de semana a todos

Nenhum comentário: