sexta-feira, 10 de maio de 2013

Um friozito pra maio

Por vezes, não nos damos conta de que o tempo passa muito rápido. Então por que euforia e afobamento? De pensar que, a meu ver, parece que foi ontem que entrei naquele ônibus e deixei São Chico, para morar em Novo Hamburgo. Um sábado ensolarado de agosto. Nunca esqueci. Assim como jamais esquecerei da minha origem serrana e deixarei minha gente. Sei que sempre estou perto, mesmo estando longe. Passados quase dezessete anos desta mudança, a cada começo de inverno bate uma saudade de São Chico, do minuano tremulando às franjas do pala, dum mate amargo de boa erva e dum pinhazito assado no fogão à lenha. Aliás, dá para se dizer que a fumaça saindo das chaminés das casas acaba por embelezar ainda mais a paisagem, guardadas devidas proporções. Enfim. Lá não é como aqui, e aqui nunca será como lá.

Não sei se as pessoas se assustam um pouco com o frio repentino mas, de fato, me surpreende, este "problema" que as pessoas tem com o frio. Quando saí de casa hoje, dizia no rádio que a temperatura ambiente era de 12°C. Tá certo, que pra outono já tá quase que se passando, mas ainda assim nada muito gritante. Saí de casa com um blusão (de malharia, com lã sintética - hahaha), por óbvio, e assim como eu, uma minoria se vestia da mesma maneira. A maioria, contudo, parecia estar vestindo tudo que havia de "quente" em seu guarda-roupas. Que loucura! Será saudade das roupas de inverno?

De minha parte, ouso dizer o fato de ser cria de São Chico ajuda (e bastante) a não se assustar com o frio. Ouvi dizer que até nevou esta semana por lá! Ademais, o "gritero" com a friagem que dizem estar pairando por aquelas pastagens. Não duvido. São Chico é terra boa, de gente forte e hospitaleira, e fria. Como diriam Elton Saldanha e o saudoso e eterno Rui Biriva, em Castelhana, "tá frio na minha cidade, a bem da verdade está frio demais". São Chico é terra de que a cerração baixa até no verão. São Chico é única, não adianta!

Depois, descobri que o meu apartamento consegue ser mais frio que a rua. Sim, dentro de casa é mais frio que na rua (ao menos uns 2°C - com sensação maior), culpa da posição geográfica que não coloca para dentro de casa mais de quatro horas de sol, por dia. Mas não me queixo, vivo bem mesmo assim. Dessa maneira, aliás, já saio até mais preparado de casa.

De botar o poncho no sol?

***

Hoje, é noite de Os Monarcas no CTG Estância da Liberdade, em Novo Hamburgo. Ingressos esgotados. Casa cheia. Galpão lotado de gente bonita. Baita baile. Mas, ficará pra próxima...

***

Domingo é dia das Mães e, por aqui, não podia deixar de haver uma saudação, ainda que breve e singela. Mão é mãe, não adianta. parecem que são todas iguais. Encrencam com qualquer frescura e parece que tem um sentido a mais... É nosso porto seguro em tempo feio, e nosso freio na euforia ("Então por que euforia e afobamento?"). Sabem que as coisas boas vem ao natural...

Por não poder beijar e abraçar a todas, na pessoa da minha mãe, Dona Rosane, felicito todas as demais, com os mais sinceros votos.

Feliz Dia das Mães!


Abraço e bom final de semana a todos. 

Nenhum comentário: