sexta-feira, 17 de maio de 2013

Papo de boleiro

Para coroar esta semana, que está longe de ter sido uma maravilha, tive que assistir uma matéria num jornalístico televisivo matinal, dizendo que uma pesquisa (inglesa ou norte-americana - não sei) afirmou serem os jogadores de futebol uma das classes mais inteligentes do ser humano. Fazer o que com esta informação? Se enterrar, eu acho. Se bem que não é de toda errada. Só jogador de futebol consegue fazer milhões de idiotas torcerem que nem loucos por um esporte, sem ganhar nada por isso. Eles, do contrário, ganham muito. mas muito mesmo. Se perderem, então, parece que ganham mais ainda. Logo, são mesmo inteligentes os jogadores de futebol, afinal, qual outra profissão glorifica o fracasso?

***

Por pouco, deixei de dormir na quarta-feira, depois da eliminação "precoce" do Corinthians da Libertadores. Foi doído ver o árbitro meter a mão no time paulista (haaahahahahahahahahahahahahahaaha). Engraçado que, quando meteram a mão no meu time em 2005, tirando o título brasileiro legítimo do Inter, daí estava tudo certo, não é verdade?
Pois é. Coisas de um imoral futebol brasileiro.

***

Graças a Deus, nunca me animei muito com Seleção Brasileira. Do contrário, estaria cortando os pulsos, a esta altura, em razão daquela convocação esdrúxula do (ex) técnico Felipão. Tá difícil ser campeão do mundo na copa do Brasil.

***

Não gosto de falar de futebol aqui. Quando envolve paixão, é complicado falar alguma coisa, já que as pessoas sempre levam as coisas para o outro lado, se ofendem. O mesmo sobre a religião. Me cocei esta semana para falar do caso do pastor que tinha na garagem mais de um milhão de reais em automóveis e que está sendo acusado de abusar sexualmente de fiéis. Para mim, usar Deus para este tipo de coisa passa do charlatanismo. Mas, acho difícil tratar do tema, em razão da fé das pessoas. Nem sempre a fé é utilizada para o bem, a meu ver.
Mas voltando ao futebol, nos últimos tempos passei a olhar o esporte com mais ceticismo. Continuo sendo um colorado fervoroso, que se irrita vendo o time jogar, e que ainda confia na instituição. Não posso falar o mesmo dos jogadores de futebol. Desconfio desta paixão que dizem ter pelo clube, e mesmo da raça que julgam impregnar nas partidas.
Principalmente, num mundo capitalista em que vimemos. Acho que o amor do jogador de futebol está, ao cabo, no seu bolso. Estão errados? Errados somos nós que sustentamos esta ostensão toda.

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: