quarta-feira, 8 de maio de 2013

E o leite das crianças?

De fato, não estive presente por aqui na última segunda-feira. Entretanto, saliento que tal circunstância não será a única daqui para a frente, principalmente até a metade do mês de julho, ao menos. Me comprometo, todavia, a tentar estar presente aqui duas vezes por semana, como de costume. Seguimos. E essa do leite contaminado hein? Pelo que se vê, com o passar do tempo os espertinhos, sabedores que as "novas táticas" já não funcionam mais, e com o intuito de passar para trás os pobres consumidores,  estão se socorrendo de ideias antigas. Colocar ureia no leite para enganar a adição de água? De fato, os criminosos já tiveram táticas mais desenvolvidas. E menos prejudiciais a saúde.

Mas a casa cai, não adianta.

***

Esse caso nos remete um problema maior: estamos nós a mercê de casos do tipo, podendo envolver outros tipos de alimento? Vejamos. Não sei como anda funcionando a vigilância sanitária e a própria inspetoria veterinária no que tange à fiscalização dos produtos, quer derivados do leite ou mesmo de origem animal, que necessitam de acondicionamento refrigerado.

Mas, por coincidência, no último domingo assisti no Globo Rural (a meu ver, um dos poucos programas que se salva na emissora) uma bela matéria acerca da produção de leite no Brasil. Em que pese não havia nenhuma fazenda visitada no RS, confesso-lhes que fiquei um pouco preocupado com o que vi, principalmente no que concerne às questões sanitárias e armazenamento e transporte do produto.

Sem bairrismo, não creio que a coisa seja muito melhor por aqui.

***

Mas e agora, como fica o leite das nossas crianças? Ora, meus caros, se fossemos levar ao pé da letra nem dava mais para consumir o produto. Por que? Se eu for lá na fazenda Boqueirão, em São Chico, fazer uma visita à minha querida avó (vovó) Neuza e resolver tirar o leite direto da fonte (para quem não sabe, nesse caso, é a vaca); em não tomando tudo, terei de armazená-lo no refrigerador. Pois bem, assim fazendo, tenho certeza que azeda em no máximo 2 (dois) dias. Sim, eu disse 2 (dois) dias. Logo, como fazem para um litro de leite durar 1 (um) ano dentro de uma caixa de papelão?

Pois é, não tem milagre que possa explicar um negócio desses. Logo, não é só leite que tem dentro dessas caixas. Pobre das nossas crianças. Nada como o leite materno. E nada como um bom camargo tirado da vaca brasina, antes mesmo de clarear o dia, lá na Fazenda Boqueirão. Oh coisa boa!

Abraço a todos.

Nenhum comentário: