terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Contra o tempo

O tempo faz mal ao Brasil e ao brasileiro, impressionante. Embora relativamente jovem, não raro me paro na nostalgia do tempo a pensar em como tudo era bom e piorou tanto. Lógico que para isso me baseio na história que leio e naquilo que me contam. Algumas coisas, ainda, são um tanto quanto palpáveis nos dias atuais.  São diversos pontos que regrediram com o passar dos anos e que, infelizmente, deram um ar denso de hipocrisia à nossa sociedade. Não há dúvida, pois, que a regressão moral ganha contornos destacado na história recente deste país.

O cinema brasileiro, nas décadas de 1960 e 1970 ganhou relevância além fronteiras face suas pornochanchadas, algo que hoje rotularíamos de "erotismo refinado". Quem não assistiu "A Dama da Lotação" estrelado por Sonia Braga? Se você ainda não assistiu, recomendo! Pois agora, numa sociedade moderna e global virou o fim da picada mostrar algo erótico na televisão brasileira. É como se a saúde dos nossos filhos fosse ser abalada mortalmente se vissem uma atriz com as tetas de fora em alguma novela ou mesmo num filme da tela quente. Nesse ínterim, aproveito para trazer uma indagação que trás a minha mente uma resposta nebulosa: porquê há a velada necessidade de impor à sociedade brasileira o homossexualismo?  Respeito o direito de cada um fazer o que quiser da vida e não tenho qualquer tipo de preconceito, felizmente. Entretanto, não enxergo na vida real, longe das novelas, a "realidade" que a novela tenta apresentar como natural. Não acho que fazendo campanha para gay se assumir na novela vai nos tornar pessoas mais evoluídas. Não creio que a cabeça de uma criança de 6 (seis) anos de idade esteja pronta para fazer uma escolha do que ela quer para o seu futuro pessoal e sexual, como se opção fosse a mesma coisa que escolher coca ou pepsi no supermercado. Mas enfim...

Voltamos. Vejamos os automóveis. O governo alardeou com pompa que a partir deste corrente ano todos os veículos aqui produzidos devem sair de fábrica municiados de freios abs e air bags. Ótimo. Já não era sem tempo. Entretanto, se voltarmos um pouco no tempo, veremos que os carros já foram bem mais seguros por aqui, mesmo sem os referidos itens acima citados. Se você der um chute na porta de um Fusca 77, certamente terá de ficar com o pé de molho por algumas semanas. Já se o chute for em qualquer popular de hoje em dia, ficará semanas contabilizando os custos dos reparos. É o exemplo da banalização da vida. Além (principalmente) das péssimas estradas que possuímos por aqui, andamos e veículos de dar inveja em qualquer carroça de outrora. 

Já na política, e pararei por aqui, a cada eleição que passa parece que a coisa está ficando pior. Impressionante! Até certa altura da história brasileira, somente podia almejar cargo político quem era da sociedade burguesa, abastados, com grau superior de ensino. Depois, por uma questão democrática válida, aos pouco, permitiu-se que as demais classes da sociedade tivessem direito de possuírem seus pares como representantes. Até aí tudo bem. O problema é que hoje em dia não é preciso nem ser alfabetizado para possuir uma cadeira no legislativo. Pessoas que sequer tem ensino médio completo estão nos representando Brasil afora. Bastou aparecer na televisão, ser jogador de futebol ou qualquer "profissão" do gênero para estar apto a candidatura.

Assim sendo, não me surpreenderá se, qualquer dia desses, atracar em algum porto brasileiro uma nau portuguesa, de onde descerá um fanfarrão qualquer se apresentando como novo imperador do Brasil. 

A nossa luta é contra o tempo!

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: