segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Deus não foi o culpado!

É inegável que a força da natureza fez estragos consideráveis em Novo Hamburgo e demais cidades da região, como Estância Velha, Campo Bom e Portão e etc... Por causa de ventos na casa dos 150 km/h boa parte da população destas cidades ficou mais de 48 horas sem energia elétrica e água, sendo que um bom contingente ainda padece da ausência destes serviços básicos. Estivemos, sem dúvida alguma, diante de um motivo força maior; algo aliás que pegou a população de surpresa, diante do ineditismo. Na minha humilde opinião, entretanto, o forte temporal que atingiu Novo Hamburgo e região não serve de desculpa para a falha da concessionária de energia e também dos órgãos municipais. Senão vejamos.

Não é de hoje que reclamo das constantes quedas de energia na região onde moro, próximo ao Hospital da Unimed em NH. Basta um pé de vento mais forte para a energia sumir e o retorno, pasmem, nunca leva menos de 6 (seis) horas para ocorrer. Acontece, que a grande maioria dos postes de luz existentes por aqui ainda são de madeira, material este que deteriorado pela ação do tempo tende a ser mais vulnerável a cada intempérie. Na rua Barão de Santo Ângelo, bairro Hamburgo Velho, chega-se ao cúmulo de tanto o poste de madeira, quando a escora (também de madeira) - uma gambiarra bem mais fácil que colocar um novo poste de concreto, imagina-se, estão inclinados para o lado da rua devido ao peso do transformador. Sim, mesmo com transformador e o risco iminente de um acidente, a empresa responsável pela energia em Novo Hamburgo age de maneira negligente colocando em risco a vida de transeuntes e moradores próximos. É impressionante como vale pouco a vida de nós, as pessoas que todo mês tem de pagar a fatura sob "promessa" de corte do fornecimento. Perguntinha: alguém avistou um poste de concreto no chão?

Já o poder público municipal não escapa mesmo da crítica. Não é de hoje que muitas das árvores existentes no município já deveriam ter virado lenha. Não dá para imaginar que elas serão eternas. Podam-se e cortam-se algumas e plantam-se outras. A lei natural da vida é nascer, crescer e morrer. É preciso informar a nossa briosa prefeitura municipal que as árvores desta cidades não foram embalsamadas por nenhum prefeito que já tenha passado pelo trono. Logo, nunca é demais fazer uma poda e eventual derrubada daquelas que já estão com o tronco oco. Se já correm risco de cair com uma simples brisa, imagina com um mini tornado (ou super célula - como queriam) que atingiu a região na sexta-feira, e que com requintes de crueldade quase fez os mesmos estragos no sábado. Não dá para esperar a desgraça bater á porta, por favor! Já a companhia municipal de água cruza os braços e culpa falta de energia pela ausência de água nas torneiras. Sério! Chega a ser cômico, para não dizer trágico. Mais de 40ºC na rua e a população passando sede? Já ouviram falar de gerador de energia? É preciso ter consciência que estamos em 2014, século 21, e que desculpas esfarrapadas e estapafúrdias como essa já não colam mais!

Não tenho dúvidas que Deus está no comando da nossa vida. Todavia, não pode ser taxado como o culpado de tudo. No fim das contas, se formos analisar as circunstâncias de forma minuciosa, há sempre um dedo humano no meio da história. E este dedo se destaca, principalmente, por aquilo que deixou de fazer e não pelo que fez de forma errada, geralmente.

Mas assim é a vida no Brasil, onde o brasileiro já se acostumou a ter as coisas pela metade. Mas digo e repito: Deus não foi o culpado!

Abraço e boa semana (com energia elétrica e água, espera-se) para todos.

Um comentário:

Eduardo disse...

Achar desculpas , argumentos infundados é muito fácil , ou até mesmo colocar a culpa em Deus. O caso que assolou a região do vale do sinos principalmente é mais um exemplo que vivemos em um país impune onde estamos "acostumamos" a vermos as coisas acontecerem e nada se resolve. Se as obras da Copa que é a prioridade da nossa matriz ( governo ) não vão ficar prontas a tempo , a falta de energia , famílias passando calor , perdendo comida, vivendo como porcos no chiqueiro é que não será a prioridade de ninguém. Ficaremos sem luz em um calor histórico. Quem sofre é a nossa população de paga uma das maiores cargas tributárias do mundo, aliás se tem algo em que evoluímos sempre é isso, no último levantamento pulamos de 18 para 14 no ranking mundial de países que mais pagam. Não que eu seja contra a pagar tributos , bem pelo contrário sou a favor de pagar mais porém com serviços de qualidade a população. Não queremos somente estádios PADRÃO FIFA, queremos nosso país inteiro assim: Saúde, educação, segurança , estradas boas e luz PADRÃO FIFA! E que venha a Copa...