segunda-feira, 27 de julho de 2015

Os justiceiros

Inicialmente, quero aqui me desculpar pela ausência não justificada de sexta-feira. Obrigo-me a confessar que esqueci da tradicional postagem de véspera de final de semana. É feio, eu sei, mas melhor manter a sinceridade que por aqui é inerente. Quando me dei conta, já era sábado e não tinha internet de qualidade para por aqui fazer uma postagem. Mas, enfim, seguimos...

***

Infelizmente, chegou em nosso estado a moda dos justiceiros. Pois neste final de semana, dois linchamentos de suspeitos cometedores delitos ceifaram uma vida e tem outra em situação de gravidade no Pronto Socorro da Capital. Os casos ocorreram em Viamão e Igrejinha, respectivamente.

Daí, dia desses a polícia mandou chamar o Batman, para prestar socorro em ocorrência na redenção, em Porto Alegre. Dias depois, um Coronel da Brigada afirmou que não saia à noite em razão da falta de segurança. Ora, e a quem serve a obrigação de fornecer segurança à população que está com medo?

Semana passada o Secretário de Segurança aqui do Rio Grande do Sul, disse que ninguém pode tirar um carro novo de uma concessionária ou revenda de veículos sem ter seguro do bem. Isso depois de uma moça ter sido assaltada meia hora após retirar seu carro novo e ficar no prejuízo, por não ter seguro. Repito o questionamento: ora, e a quem serve a obrigação de fornecer segurança à população que está com medo?

Daí o poder judiciário acaba por se achar na obrigação de tentar frear o aumento da insegurança mantendo preso pessoas que poderiam responder processos em liberdade, superlotando estruturas precárias de presídios sem que, todavia, a criminalidade esteja diminuindo.

Tudo isso é o ideal de justiceiro que está se criando nesse país. Fruto do direito penal máximo em detrimento ao estado social mínimo. O princípio da intervenção mínima, pasmem, quem está praticando é o Estado. Não há gestão eficiente há décadas e a política de culpar o antecessor só serve para ter uma desculpa. Se vive de desculpas neste país há muito tempo.

Como se espera melhorar a vida?

Isso sim é ter uma país em crise.

Boa semana a todos, de sol, espero.

Nenhum comentário: