sexta-feira, 21 de abril de 2017

Tiradentes

Hoje é feriado em alusão à Tiradentes. Não ganhou destaque em razão de profissão, mas sim, da sua luta contrária à tirania. Vejam como é a ironia do destino, passado mais de século, vivemos uma tirania maquiada, sob comando duma classe política de sempre, amparados nos ditos duma pseudo democracia.

Sim, é abstrato mesmo. Falar em política neste país, nos últimos tempos, é andar em círculos e ir do nada ao lugar algum.

***

Meu bisavô por parte de pai era dentista. Prático. O Sr. Affonso Scholles deixou sua terra, Dois Irmãos, e se bandiou para a Cazuza Ferreira, distrito de São Chico. Lá construiu parte de sua vida e ganhou o respeito da comunidade. É lembrado até hoje, mesmo passados quase 4 décadas de seu falecimento.

Gosto de falar das minhas origens e respeitar os meus. O mundo não começou agora e, outrora, além do romantismo da vida, não se dispunha da ajuda tecnológica como de hoje em dia. Portanto, é preciso tirar o chapéu para meu bisavô e outros tantos.

***

Esta semana falava com um conhecido sobre as estradas do interior. Ele também é do campo e sabe bem os perrengues da vida de fora. Para nós, que andamos vez ou outra, bate até uma nostalgia ao andar por estradas esburacas, desviando de pedras e outros obstáculos.

Para quem vive na Cazuza Ferreira, por exemplo, cruzar aquelas estradas é um martírio diário.

Cada um com seu ponto de vista.

Esta conversa me fez lembrar agora duma festa que fui na localidade de Pedra Lisa, adiante da Cazuza. Cousa buenacha. Nunca me esqueci da celebre frase talhada no alto do salão da igreja: "Bebam, se divirtam, mas não briguem!"

Esta dica é chave para um bom final de semana.

Abraço aos amigos.

Nenhum comentário: