segunda-feira, 21 de julho de 2008

Veranico no inverno?

Ninguém merece!

Pois olha gente amiga, não foi nem uma nem duas vezes que eu mencionei neste espaço e até mesmo no antigo blog do Alma de Campo, que tenho preferência pelo inverno. Na realidade, nem é uma preferência pelo inverno mas sim pelo frio, que vem com ele obviamente. Ou vinha né? Pelos últimos acontecimentos, não tenho certeza se daqui para frente continuará sendo assim. Mas voltando ao assunto inicial, a minha preferência pelo frio, enfim nada mais é do que uma aversão ferrenha ao calor.
Talvez eu tenha demorado a perceber isso. Na verdade cheguei a conclusão que gosto mesmo é de temperaturas amenas, algo girando entre dezoito e vinte e cinco graus. Extremamente suportável. Nem muito frio, nem muito quente, apenas digno de sobrevivência. Portanto nada de calorão insuportável, nem frio de congelar a água nas torneiras.
Todavia, continuo achando que as que as estações do ano tem que serem respeitadas: no verão é quente, com sol e calor; no outono começa a baixar as temperaturas, com uma breve exceção que é o nosso tradicional veranico de maio; no inverno temperaturas baixas e aquele céu limpo, friozinho especial de primeira, o poncho serrano e o pinhão; a primavera regado a flores com todo o seu perfume, e as temperaturas se elevando pouco a pouco, e, de volta o verão e assim sucessivamente. Pergunto a todos: o certo não seria acontecer tudo isso? Pois é, seria, mas não foi assim que aconteceu na última semana.
Acreditem todos que eu vi um termômetro no centro de Novo Hamburgo registrar trinta graus. Não estou brincando. Em pleno mês de julho do ano de dois mil e oito, a temperatura chegou aos trinta graus. PelamordeDeus! Onde vai parar este mundo globalizado? Veranico em pleno inverno ninguém merece!
Já to com saudade dos tempos de outrora, onde no verão era calor, mas nem tanto, e no inverno era frio, e também, as vezes nem tanto. Um tempo que eu acho, que nem conheci.

***

Aparte:

Felizmente na sexta-feira o tempo começou a mudar e as temperaturas mais baixas voltarão ao cenário do inverno nos próximos dias. Ainda nem consegui usar meu pala velho ainda, e será um desperdício não ir a um fandango com esta preciosidade.

Abraço a todos e uma boa semana.

Nenhum comentário: