segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cidade Gaudéria

Toda segunda-feira, com raras exceções, é a mesma coisa: Nada de inspiração sobre o final de semana que possa ser traduzido em texto para o blog. Mesmo assim, vou tentar dar uma rápida passagem pela minha cabeça afim de achar lá no fundo dela alguma coisa capaz de estimular novas idéias (...tempo pra pensar hehehe...). Confesso que não esperava encontrar nada, mas, e sempre tem um mas em tudo, me correu uma imagem na “cachola”, que vi ontem, e tenho certeza que o tema a seguir é importantíssimo e que deva ser retratado por este que vos escreve.
Em uma breve visita a saudosa e inigualável Porto Alegre (grande capital de nós gaúchos), ontem, passei rapidamente na frente das dependências do parque Farroupilha, onde a gauderiada mais xucra deste nosso estado já começa a montar o tradicional acampamento Farroupilha, versão dois mil e oito. Meu pai que me acompanhava logo disse: “ Mas já estão montando o acampamento?” Ele nem terminou a frase e a minha ficha caiu. A contar desta data de hoje, faltam seis dias para adentrarmos no mês mais gaúcho de todos: Setembro!
Admito a todos que nunca tinha acompanhado a “montagem” da “cidade” do acampamento Farroupilha. Minhas visitas sempre foram com ele já ‘prontito no más’. Ontem, não. Ontem, eu pude acompanhar, mesmo que de longe, o quanto é unida a classe gaudéria em torno da construção deste que é um dos grandes símbolos do mês farroupilha. Passavam das sete horas da noite, a penumbra da escuridão já se fazia presente, e lá permaneciam uns quantos gaudérios dando marteladas, cerrando madeira, colocando telha e etc. Por hora, os faróis de algum automóvel serviam de luz artificial para que o serviço fosse terminado. Quando faltava este, a gauchada utilizava-se da vasta experiência adquirida no acampamento, mesmo.
Para garantir a força para o trabalho pesado, uns ajudam os outros e o mate passa de mão em mão. Não podemos esquecer também do carreteiro e do feijão tropeiro que já estão sendo ‘aquentados’ em fogos de chão dentro do parque, e dão força pra indiada. A noite, ainda deu pra avistar uma fumaça perdigueira de um churrasco, que imagino estar bueno uma barbaridade!
Ao todo, serão trezentos e sessenta e oito piquetes distribuídos pelo parque. Certamente milhares de pessoas passarão pelo acampamento a partir do dia sete de setembro, quando este estará aberto oficialmente. Então vivente, encilha teu pingo e te bandeia para a “Cidade Gaudéria”. Se não der de ir de à cavalo, pode ir de carro mesmo. Haverá mil e quinhentas vagas de estacionamento.

***

Na próxima sexta-feira, inicia-se mais uma edição da EXPOINTER em Esteio. Há dois anos não vou na feira. Acho que ela perdeu um pouco do seu sentido natural, afinal hoje é uma multi-feira, recheada de “show business” (nem sei se é assim que escreve hehehe). Mesmo assim, pra quem gosta de ver os animais, e acompanhar a evolução dos implementos agrícolas, certamente é um ótimo programa.

Um abraço e uma boa semana a todos.

Nenhum comentário: