segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ESPERANZA

Eu, como um autêntico gaudério que sou, certamente tenho o churrasco como o prato indispensável à minha mesa. Contudo, tenho outros gostos também. A proximidade da minha querida São Chico de Paula com Caxias do Sul e toda sua colonização italiana, me trouxe um gosto aprofundado por massas, pizzas e todos os seus derivados. Na realidade eu sou mesmo um apreciador da boa culinária, e isso me torna um “ matador de bóia” voraz.
Minha intenção com esta singela introdução a cima, é falar sobre um prato já tradicional na mesa de gaúchos, brasileiros e restantes habitantes mundiais: a pizza. Esta maravilha inventada por chineses e brilhantemente aperfeiçoada por italianos merece certamente um destaque em qualquer blog e, de qualquer assunto. A pizza é um alimento completo, pelo menos pra mim, um convicto apaixonado por carnes e massas. Quando podemos relacionar a pizza, com união de amigos e ajuda ao próximo então, torna-se ela uma rainha.
Existe em todo Brasil, um centro de recuperação e re-socialização de jovens, chamado Desafio Jovem. No Rio Grande do Sul, a sede oficial do Desafio Jovem é na cidade de Três Coroas, município do vale do rio Paranhana, que fica as margens da RS 115 (a saber, a estrada que leva você turista a Gramado. Surpreso? Sim, caro turista, existe vida e cidades bonitas além de Gramado). Muito em breve, haverá um centro de reabilitação Desafio Jovem também em Novo Hamburgo. Mais bueno, o Desafio Jovem faz um belíssimo trabalho de recuperação com os jovens que sofreram problemas com narcóticos e o álcool. Este trabalho, felizmente está as vistas de toda a sociedade.
Nesta altura, muitos devem estar se perguntando o que a pizza tem haver com o Desafio Jovem. Explico. Existe em Três Coroas uma pizzaria chamada ESPERANZA. Uma ótima pizzaria, com forno à lenha (ao meu critério, as melhores pizzas são feitas em forno à lenha), diversos sabores de pizzas doces e salgadas (aliás, as doces deixam as pizzarias de Novo Hamburgo e região no chinelo). Além de pizzaria (que funciona só à noite) a ESPERANZA é padaria e confeitaria. A ESPERANZA, é um projeto do Desafio Jovem. Através desta, os jovens são reintegrados a sociedade e aprendem uma profissão. Este é um estabelecimento modelo. Dentro de suas dependências, não se comercializa nem bebidas alcoólicas, nem cigarros. Todo o lucro é revertido para o tratamento dos internos.
Pizzaria, padaria e confeitaria ESPERANZA, um exemplo a ser seguido.

Como chegar: Quem segue no sentido Taquara-Gramado pela RS 115, é só entrar a direita no segundo trevo de Três Coroas. Seguir reto, passar a ponte velha, duas sinaleiras e então entrar à esquerda na segunda rua (não contar a rua da segunda sinaleira). A pizzaria fica na próxima esquina à direita. Um ponto de referência é o Ginásio Municipal de Esportes. A ESPERANZA fica ao lado do mesmo.

Quando tiveres oportunidade, vá a Três Coroas e à Pizzaria ESPERANZA. Garanto que você aprovará a ótima pizza e sairá de bem com a vida, pois contribuiu com quem precisa do nosso apoio.
Um abraço.

Nenhum comentário: