segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Galope do mouro

Na possivelmente penúltima postagem do ano (explicarei o porquê no próximo e derradeiro texto deste ano), acho que já posso traçar aqui um balanço do ano corrente de 2008, que está as voltas do seu fim. Vai embora o qüera, deixando saudades pra uns e alegria pra outros. Eu, confesso que não tenho uma posição firmada. Vivi altos e baixos, alegrias e momentos não tão felizes. Pois é né, sendo assim, vou tentar fazer a partir de agora, um balanço retrospectivo deste ano:

- Em janeiro eu passei dias terríveis neste calor escaldante do vale do sinos. Foram momentos que eu não quero nem lembrar. A recordação que ficara, é de mais uma festa da Várzea que tive a oportunidade de participar;
- Em fevereiro eu estava de férias e pude mais uma vez visitar o belo litoral de Santa Catarina. Estive mais uma vez na festa de Tainhas (mesmo prometendo que nunca mais ia hehe) prestigiando os amigos do Tchê Moçada.O lado ruim da história, é que neste mês encerrou-se o Grupo Alma de Campo;
- Em março, o fato mais importante foi o convite que recebi dos amigos Airton e Mauro para fazer parte do Grupo Fandangueiro. Os meses de abril e maio serviram para ensaios preparatórios para o grupo. Em abril, passei a me comunicar com todos vocês através deste espaço, o BLOG DO CAMPEIRO;
- Em junho realizou-se o baile de lançamento do Grupo Fandangueiro, num grande fandango realizado no CTG Desgarrados da Querência em Sapiranga-RS;
- No final do mês de agosto, tivemos a oportunidade de dividir o palco com o cantor Baitaca, num fandango realizado em Novo Hamburgo. O mês de setembro foi marcado pela maratona de fandangos que realizamos, oito no total. Neste mesmo mês, o amigo Airton deixou os palcos deste Rio Grande para dedicar-se à pequena Manoela;
- Em outubro e novembro, seguiram-se bons fandangos também, ocorrendo neste ultimo o “lançamento” do novo ônibus do grupo;
- O mês de dezembro foi marcado até agora por momentos de aflição, tristeza e alegria, exatamente neste ordem. Espero que este momento de alegria permaneça intacto no resto do ano e em todo 2009;

O que imperou com maestria neste ano foi a minha escassez de criatividade. Olha, por algumas vezes me bati pra escrever um texto para o blog e este não está sendo diferente. A inspiração pra escrever meus versos falando deste Rio Grande também andaram em baixa. De todas as letras que comecei a escrever, apenas duas foram concluídas. Espero que o ano de 2009 seja mais participativo neste quesito.
No balanço do Grupo Fandangueiro, foram dezenove bailes desde junho, cerca de setenta horas em cima do palco e mais de seis mil pessoas dançando no tranco do Rio Grande. Graças ao patrão velho, tivemos uma ótima receptividade em todos os rincões deste estado.
Enfim, chego ao final deste texto. Tenho certeza que todos merecem algo mais produtivo, que traga um cunho social ou tradicional a este espaço, contudo, não consegui escrever sobre outro tema. Começa a chegar o fim do ano, os bailes e eventos tradicionalistas vão se encerrando, e aí não sobra muita coisa pra falar. O que posso dizer é que o Grupo Fandangueiro felizmente já é uma realidade dentro da nossa música e em 2009 virá com ainda mais força. Falando em 2009, espero que este seja assim tipo 2008: que venha no tranco do galope do mouro.


Um abraço a todos e uma boa semana.

Nenhum comentário: