sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ainda da simplicidade

A cada dia que passa tenho me identificado mais com a arte. E a arte que surgiu em mim por meio da música, parece querer alçar vôos maiores agora. O convívio com as palavras, sendo neste blog ou então nas letras musicais que tenho escrito, têm me deixado cada vez mais agitado, e, inevitavelmente, devaneios surgem na minha cabeça já tão perturbada por... devaneios. Andei pensando nos últimos dias em transformar os meus textos em um livro, talvez de crônicas ou de história gaúcha, ou, sei lá, afinal podem ser apenas devaneios. Os devaneios também surgem para mim na parte musical de minha arte, mas aí eles parecem algo mais claro e mais fáceis de se resolver. Falo do projeto dum disco solo que estou começando a preparar, algo que transmita o meu jeito de cantar as coisas do Rio Grande, e assim sendo, não têm um interesse maior no comercial e sim no pessoal mantendo a simplicidade sempre. Mas este é um projeto longo, que será feito passo por passo e quando estiver maduro virá ao conhecimento de todos. Que os devaneios se tornem uma brisa mansa e não mais um temporal da vida.
Não escrevo hoje o último texto de agosto, porque acabei de me certificar que segunda-feira, pasmem, ainda é mês de agosto. O mezinho que custa a ir embora não é? Na verdade não estou tão preocupado com o fim de agosto, mas sim, com o começo de setembro. Como todos sabem, setembro é o mês mais gaudério de toda a face da terra, e assim sendo, torna-se o mês mais importante do ano. É nessa época que os CTG's resolvem mostrar que ainda existem, fazendo programações que se estendem as vezes durante o mês inteiro. A maioria mais comedida, este ano terá atrações do dia doze ao dia vinte. De sábado ao outro domingo. Não há dia em que não haja uma gaita roncando e não há gaita roncando sem um violão fazendo um costado. E de costado em costado, daqui a pouco tá formado o entreveiro e o fandango corre solto pela sala. Por falar em fandango, acessem o site do grupo Fandangueiro (
www.fandangueiro.com.br) que a agenda do próximo mês já está disponível. É baile para todos os gostos, principalmente para o meu, que adoro estar no palco.
Hoje, sexta-feira, é um dia mais do que esperado, principalmente nesta semana em que a lida foi pegada e que houve o advento do calor que voltou a figurar pelas bandas do nosso estado. Até que um calor assim ainda passa, temo, contudo, o que vêm pela frente. Tentando manter o ritmo das sugestões musicais que vou procurar fazer em todos os finais de semana, indico desta vez o penúltimo disco de Os Serranos, Nação Serrana, com destaque principalmente para as músicas: Pra campear namoro, Onde andará o bugio? e a releitura de Roubo da gaita velha. No mais, como diria o Élio: Seguimos firmes, na luta pra mostrar o quanto é bela a simplicidade da música gaúcha! Ainda da simplicidade, temos que resgatar o espírito humilde que vive entre nós e lembrar que todos têm problemas ao longo do seu dia-a-dia. Podem ter certeza que a ira não contribui com a vida de ninguém e que muita vezes os percalços que surgem podem ser resolvidos numa roda de mate, com a cuia passando fraternalmente de mão em mão. Oh Rio Grande Velho!
_
Forte abraço e um bom final de semana de sol a todos.

Nenhum comentário: