segunda-feira, 1 de março de 2010

A rotina e a esperança

Enfim, parece que o ano inicia-se em nosso país. Pelo menos a realidade volta a ser parecida com a do final do ano passado. Carros e mais carros nas ruas e rodovias, falta de paciência de motoristas duvidosamente competentes para tal ato, volta as aulas e trânsito burocratizado em frente as escolas e universidades. Cadeira de chefe do escritório com o chefe do escritório novamente sobre ela, pessoas com cara emburrada pela rua e empresas de volta a plenitude. Ou seja, de volta a mesmice de sempre. Para corroborar, também já acabou o horário de verão que fazia com que o dia se estendesse até as vinte uma horas até. Aliás, este não fará falta, pelo menos até meados de outubro ou novembro quando ele voltar. Ele voltará? Sim, ele sempre volta. Senhoras e senhores, amigos e amigas, cidadãos deste país: de hoje em diante, até a segunda quinzena de novembro voltamos a mesma rotina de todos os anos, esta que, terá uma pequena diferença em face a Copa do Mundo de Futebol e as eleições. De resto, tudo bem parecido como sempre. Dentro desta situação rotineira, recebi um e-mail muito interessante e resolvi reproduzí-lo aqui. Não é do meu feitio, nem costume, contudo, vem a calhar com duas situações: a primeira, fazendo referência a real necessidade de revermos os adventos de nossa educação, algo que venho batendo a horas; a segunda, vem a calhar com o retorno praticamente que completo dos alunos às salas de aula no dia de hoje, conforme já mensionado acima.
_
"A EVOLUSSÃO DA EDUCASSÃO (DOEU)"
_
A Evolução da Educação
_
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam relato de uma Professora de Matemática:
_
Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei a balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receberainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
_
1.. Ensino de matemática em 1950:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
_
2. Ensino de matemática em 1970:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
_
3. Ensino de matemática em 1980:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?
_
4. Ensino de matemática em 1990:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
_
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
_
5. Ensino de matemática em 2000:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?( )SIM ( ) NÃO
_
6. Ensino de matemática em 2009:Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
_
7. Em 2010 vai ser assim:Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
_
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são estas...???"
Em 2009 os Pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas são estas...???"
_
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável."Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?" Passe adiante! Precisamos começar JÁ! Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...
_
_
Não há duvida de que o texto supra citado representa um dos problemas mais sérios do nosso país. Há sim, uma inversão de valores principalmente quando passamos a taxar professores de insuficientes ao invés de nossos filhos incompetentes. Mas e a qualidade dos professores não é aquém? Sim, eu diria. Mas completo: E o salário e as condições de trabalho dos professores? Portanto, se vê que o problema é muito mais abrangente do que criticar um ou outro pelo combate ineficaz da raíz daninha do problema. Meu caros leitores, este é ano de eleições. Independente de cor de partido ou convicções políticas, que eu também tenho, saiba dissernir aqueles que realmente se preocupam em fazer alguma coisa de útil para o nosso país, frente aos maus polticos. Desconfie daqueles que prometem hipocrisias, e, de um voto de confiança àqueles que tratam da educação como sua principal bandeira de luta. Não deixe que este país e o nosso estado caiam na rotina da corrupção, da robalheira e da impunidade. A melhor forma de ajudar alguém neste Brasil, é fazendo deste alguém, uma pessoa instruída à tomar decisões corretas. Instrução é sinônimo de educação. E educação, é sinônimo de esperança. Eu tenho esperança, e você?
_
Um grande abraço e um bom "começo" de semana e de ano a todos.

Nenhum comentário: