segunda-feira, 10 de maio de 2010

Eu assisto Harry Potter

Pode até parecer uma piada da minha parte, mas sim, eu realmente assisto Harry Potter. Os motivos que levam-me a firmar tal informação serão descritos ao longo deste texto. Por falar em texto, muitos deve estar se perguntando, por qual motivo estive ausente na última semana quebrando o ritual moral de postagens semanais a qual me propus ainda no correr do ano passado. Utilizar-me do artifício da falta de tempo é bem plausível para o início da semana passada o que não condiz necessariamente com o seu fim. Em suma, foi uma mescla de falta de tempo e oportunidade, com falta de assunto e de vontade. Sim, faltou-me vontade, interesse, de escrever. Aí, restou-me serenidade para entender que o melhor a fazer realmente era ausentar-me injustificadamente do que, convenhamos, fazer postagens tipo a última, por mais engraçada que fosse. O desânimo e a falta de vontade, aliás, não são características exclusivas à relação com o blog, mas em relação a minha vida como quase um todo, já que são as dúvidas e não as certezas que me movem. Todavia, choradeira não é o assunto explícito deste texto que estou escrevendo hoje, e assim sendo, melhor eu voltar ao foco do tema principal de uma vez. Como eu ia dizendo, eu realmente assisto Harry Potter...
A certa altura da vida a gente começa a repensar em tudo o que aconteceu até então. Para alguns, o passado é um aprendizado para o futuro e para outros, uma forma de pensar em recomeço. Esquecer tudo o que passou e começar do zero. A história de Harry Potter, seja cinematográfica ou literária, incita a um mundo surreal, de fantasia e de faz de conta. Se formos analisarmos ao pé da letra, não é muito diferente de como vivemos, com a diferença de que não temos poderes mágicos. A saga do bruxo criado pela escritora britânica JK Rowling é combater o lorde das trevas e evitar que os tempos de escuridão retornem ao mundo dos bruxos. Quer coincidência maior? Por acaso não lutamos diariamente pela nossa sobrevivência evitando que os dias de escuridão retornem e sonhando com um futuro cheio de luz? Enfim, não é nada infantil assistir Harry Potter. Assim como na nossa realidade, o personagem tem momentos felizes e tristes, relações e desilusões amorosas, amigos e inimigos. Para mim, alguém que não goste de mim e que não quer o meu bem é inimigo meu. Grande parte do que acontece no mundo de Harry Potter acontece no nosso. O que diferencia é a fantasia. E talvez esteja neste detalhe a grande diferença de nossas vidas. A fantasia.
Que nunca sonhou em viver em um mundo em que não houvesse violência, desemprego, morador de rua e que os problemas fossem superficiais? Quem nunca sonhou em viver num mundo em que a adversidade acontece mas ela não é infinda? Quem dera a mim ou a qualquer outro viver em um mundo de fantasia onde as coisas no final sempre acabassem de forma alegre e satisfeita. Sei que um gaúcho não reclama de peleia, mas, ele cansa sim de tanto pelear. Ninguém é de ferro. Talvez, é bem possível que vivemos sim em mundo de fantasia, onde se espera encontrar a felicidade no fim das contas. A diferença é que a palavra que usamos para definir tal intenção não é fantasia e sim esperança. Que dizem, que nunca morre.
Sim, eu assisto Harry Potter.
_
Abraço e uma boa semana a todos.

Nenhum comentário: