sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ronca da serra o Ronco

Quem chega da capital, litoral, fronteira, enfim, de todo Rio Grande, ouvirá um som campeiro e roncador de gaita no topo da serra gaúcha, mais precisamente em São Chico de Paula. A partir de hoje a noite e até domingo, ocorrerá nos limites do Parque de Exposições Davenir Peixoto Gomes, a Balança, a 19ª edição do Ronco do Bugio, um dos mais importantes e tradicionais festivais do Rio Grande. O festival ocorrerá paralelo a Festa do Pinhão e esse ano trás uma gama de artistas de todo o estado e, inclusive de Santa Catarina. Infelizmente ainda não foi desta vez que participarei como intérprete ou compositor deste, que sem dúvida nenhuma, figura as páginas da história de fundamento dos festivais do nosso estado. Assim, fico na torcida pelo amigo Cristiano Martins (voz Eco do Pampa) que sobe a serra Empunhando a Bandeira na defesa do canto puro e galponeiro que brota neste solo sagrado dos rincões gaúchos.
_
***
O Ronco ocorrerá paralelo a 14ª festa do pinhão, contudo, esta se estenderá ainda até o dia treze de junho. Lembro-me que quando criança a principal festa de São Chico era a Fermaçã, que infelizmente sucumbiu a falência das empresas do ramo que situavam-se em São Francisco de Paula. No fim do século passado a Festa do Pinhão passou a ser o principal evento turístico da cidade e, com a atual gestão municipal, ganhou ainda mais destaque e uma casa nova, o Parque Davenir Peixoto Gomes (a “Balança”), o que no meu ponto de vista foi o que aconteceu de melhor. Agora, todos podem acompanhar a festa com mais segurança e conforto. Estive acompanhando a montagem da estrutura e posso garantir-lhes que será a maior festa da história. Vale a pena subir a serra e conferir.
_
***
A pouco mais de um mês eu soube quase que em primeira mão que o cantor e compositor Volnei Gomes, ex- Os Tiranos e até então no grupo Coração Gaúcho, estava dando um novo rumo a sua carreira ao assumir o posto de vocalista do grupo Campeirismo, que acompanha o João Luiz Corrêa. Desde este mês de maio, portanto, o Volnei está acompanhando o João Luiz. Fico feliz pois a música campeira do Rio Grande só têm a ganhar com esta parceria de fundamento. Boa sorte ao Volnei e também ao Lincon Ramos, que deixa JLC e Grupo Campeirismo para executar novos projetos nesta sua brilhante carreira musical.
_
***
Como forma de aquecimento para o baile do dia cinco de junho, que dá início aos festejos de aniversário do grupo, o Fandangueiro toca uma bailanta hoje a noite no CTG Terra Nativa em Novo Hamburgo. As portas do galpão estão abertas aos amigos que estão buscando uma boa música e aquela legítima bóia campeira.
_
Forte abraço a todos e um bom final de semana.

Nenhum comentário: