sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O "velho" Alma de Campo

Causos de Fandango


_



Conheci o Deinisson Morales, que prefere que o chamem de Deini, numa Festa da Várzea do Cedo. Em dois mil e sete mais precisamente. Quem me apresentou-o foi o grande Airton, o Airtão, dizendo tratar-se de a mais nova pérola da gaita fandangueira do Rio Grande. Se alguém me perguntar quem tocava a festa eu sou capaz de chutar que era Os Mateadores, porém, sem muita pontaria, agora, o resultado daquela festa eu me lembro muito bem qual foi: o Grupo Alma de Campo. Naquela tarde de domingueira arquitetamos o que viria ser o conjunto, ainda com o nome provisório de Tchê Balanço. Nome este que felizmente não persistiu. Mas ali naquela tarde de verão, sob a sombra do quiosque que tem atrás da igreja da Várzea do Cedo, surgia uma amizade que persiste até hoje e um companheirismo entre todos os integrantes do Alma de Campo. De volta a Novo Hamburgo, deu-se início a corrida estrutural do grupo, aos ensaios, a montagem de repertório e do resto da banda. Se somaram a mim, ao Airton e ao Deini, o Lázaro na bateria, o Juliano no baixo e o meu grande amigo, irmão e compadre Cirilo na guitarra. Meus caros e minhas caras, apesar de todas as dificuldades que surgiram ao longo da montagem do grupo, tenho certeza que todos, se tivessem a oportunidade, voltariam no tempo e reviveriam as dificuldades e as glórias fandangueiras do grupo Alma de Campo. Que saudade!
Comecei falando no Deini, como poderia tê-lo feito com o Airton. Ou quem sabe comigo mesmo. Falei do Deini porque foi o primeiro que me veio a cabeça. Os ensaios do Alma de Campo eram em sua casa, lá no bairro Canudos. Todo sábado que não tinha baile pra tocar, pra lá íamos, uns morando perto como o Lázaro e o Airton, outros nem tanto como o Cirilão que vinha de Canela para o ensaio. O último a chegar era o glorioso Juliano, que sempre amanhecia o sábado na farra e estava de ressaca. Até disso tenho saudade. Começavamos de manhã e terminávamos a tardinha. No meio, um churrasco ou um galeto assados pelo saudoso Mardoni, pai do Deini. O primeiro baile que tocamos fora promovido por nós mesmos em conjunto com a patronagem do CTG Essência da Tradição de Novo Hamburgo. O som era alugado e bem ruinzinho. Depois disso fomos adquirindo o nosso equipamento aos poucos. Nunca tivemos todo o necessário, mas com o que tínhamos animamos muitos fandangos pelo Rio Grande afora. Alguns memoráveis, eu diria até. Fazíamos um feijão com arroz, meio básico, mas como muita boa vontade. Estávamos ali pelo prazer de cantar o gauchismo e louvar esta tradição que nos une. Com o equipamento no caminhão do Airton e alguns de carro atrás, cortávamos a estrada com alegria e toque de cordeona. Ohh tempo bom...
Aí veio o ano de dois mil e oito e o que parecia que iria deslanchar afundou de vez. O Deini resolveu se bandear pra outro lado, o Lázaro resolveu parar, o Cirilão foi cuidar de seus compromissos e o Juliano de suas festas. Na estrada continuamos eu e o Airton, e, juntos, ajudamos a fundar o Fandangueiro. Lembro muito bem que escrever no antigo blog do grupo, o texto comunicando o encerramento das atividades do Alma de Campo foi uma das coisas mais difíceis que já fiz. Hoje, cada um tem sua vida. O Deini voltou a tocar gaita, o Airton deixou o Fandangueiro pouco tempo depois e eu sigo no Fandangueiro. Não nos vemos mais com tanta freqüência, mas tenho certeza que no peito de cada um persiste a amizade mútua,e, é claro, um carinho pelo velho Alma de Campo. Utilizo-me deste espaço para lançar uma campanha pública pelo reencontro dos antigos integrantes. Um baile beneficente com a formação original do antigo grupo. Só um baile apenas. Sem marca ou sinal, apenas para matar aquela saudade que vem corroendo o peito com o tempo.
Peço que todos me auxiliem na campanha de convencimento aos demais.


_
Um forte abraço e bom final de semana.

Um comentário:

Rafinha disse...

Caro amigo,

Alerto para o seguinte: o nome Alma de Campo está registrado no INPI no meu nome, sob o nº 829176500. Portanto, solicito que não utilize mais este nome, pois este grupo já existe também desde 2007 em Porto Alegre, conforme podes ver através dos canais Twitter: www.twitter.com/almadecampo, Facebook: www.facebook.com/almadecampo, PalcoMP3: www.palcomp3.com.br/almadecampo, e o nosso site: www.almadecampo.com.

fico no seu aguardo, meu email para contato é producao@almadecampo.com.

Att,

Rafael Pegorini