sexta-feira, 25 de maio de 2012

Foto 3x4

Dias atrás reparei na minha ficha ambulatorial lá na minha ortodontista. Tem uma pasta com o meu nome escrito nela e uma foto. Sim, uma foto 3x4! Não fosse o fato de eu me lembrar de ter tirado aquela foto, diria que não era eu. Aliás, na minha carteira de motorista eu também estou estranho. Fosse o patrulheiro rodoviário em princípio de carreira, fatalmente duvidaria tratar-se da mesma pessoa. Creio ser uníssono por toda a sociedade, que foto 3x4 é o drama de cada cidadão. Não vejo ninguém dizer que se achou bonito em um retrato minúsculo próprio pra documento. Aliás, dizer que é só pra documento seria omitir a verdade. Muitas pessoas carregam consigo, em carteiras e bolsas, fotos de si e de pessoas amadas. Para quê, eu não sei. De certo na falta de espelho dá uma olhada pra carinha maravilhosa. Ou então, para acordar (de susto!) logo pela manhã. Nada como um estímulo para começar bem o dia.

Foto 3x4 é o título de uma música do Musical (hoje Banda) San Marino, de Santa Rosa/RS. Apesar de ser uma valsa, a música, senão me falha a memória, garantiu um disco de ouro aos músicos. Uma bela banda, para quem gosta de bailão. Mal comparando, Foto 3x4 é parecido com Lembranças (Telmo de Lima Freitas): se não tocar em um baile o poso vai embora reclamando. Incrível! A música conta uma história de cotidiano, de um amor mal correspondido e do amante que mostra a foto 3x4 da mulher amada para um amigo, em uma mesa de bar: “Eu vou pagar a conta/ a conta da tristeza/ e nisso cai na mesa o seu retrato./ Veja amigo este rosto/ a razão do meu desgosto/ é a moça desta foto 3x4”. Que sofimento! Portanto, meus caros uma foto 3x4 não serve só de imagem para um documento, como também para mostrar aos amigos, quer em uma mesa de bar ou não. Vai da fossa de cada um (risos).

Mas afinal, porque saímos tão “judiados” numa foto 3x4? Vou além, alguém aí gosta de alguma 3x4 sua? Que coisa! Outros devem estar achando que eu não tenho mais nada de útil pra falar hoje. Pode até ser, eu diria. Mas tudo tem um sentido no final, seja positivo ou negativo. As pessoas, na sua maioria, não gostam de serem clicadas pelas lentes de uma câmera quando o resultado será diminuto em uma “chapa” 3x4. As pessoas gostam de aparecer emoldurando paisagens, exalando alegria em festas e eventos. Mas não em 3x4. Foto 3x4 é o ápice da decadência vaidosa das pessoas. Deve ser a proximidade, já que de longe dá pra se esconder alguma condição indesejada. Do mesmo modo, ninguém gosta de admitir que o nosso tradicionalismo anda se perdendo pelas tabelas. Bailes em CTG’s? Artigo de luxo! Festivais? Alguns, mas pra meia dúzia. Acho que vou começar a falar mais daquela “moça da foto 3x4, a da música. Agenda gaudéria não se tem. Beleza nesse que vos escreve, muito menos. Pelo menos na 3x4...

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: