sábado, 6 de outubro de 2012

Uma oportunidade a mais do voto

Às voltas de mais uma eleição que decidirá o futuro da municipalidade no Brasil nós, os eleitores, temos a oportunidade de mais uma vez exercer o direito de mudar alguma coisa neste país. O texto de hoje vai ser singelo, tal qual foi a campanha, simples como tem sido as proposta e bastante objetivo, assim como deveriam ser os governos. Na prática, entretanto, a cada processo eleitoreiro nos sentimos mais enganados e abandonados. Amigo eleitor(a), você ainda lembra em quem votou na última eleição para vereador? Fatalmente você esqueceu tal como fora esquecido por seu candidato depois de eleito. E assim são os sucedâneos a cada processo eleitoreiro, quer em âmbito municipal ou nacional. Hoje, todavia, discute-se o municipal, aquele que enxergamos de perto e que nos parece o voto mais resultado. Parace mais não é? Ou parece mais o é? Política, de longe, não é uma ciência exata.
Parte do introito fora escrito por mim ainda ontem (sexta-feira) com objetivo de, então, fazer a publicação. No entanto, achei que fazia mais sentido e daria mais veracidade e profundidade ao tema, se o publicasse hoje (sábado), às vésperas da eleição. Sei que falar implicitamente de política não é algo muito interessante para um final de semana ou sua véspera, mas senhoras e senhores, não podemos nos furtar de atentar-mo-nos a realidade do nosso país e às consequência de um voto desprestigiante. E aqui, implicitamente (de novo), relevo também às condições dos candidatos. Acreditem, meus caros, votar por protesto até pode dar um resultado pontual, ante a relevância midiática sobre o fato de um palhaço ter sido eleito, mas passado algum tempo ninguém mais falará nada e seu voto terá sido disperdiçado. Permitam-me aqui fazer algumas ressalvas, como no caso do Deputado Tiririca, que para minha surpresa, desde logo, está fazendo algo bastante importante: respeitando o povo brasileiro. Por saber de suas limitações, cercou-se de pessoas preparadas e tem feito um bom trabalho para a Nação, principalmente quando o comparamos com os demais que lá estão (de vez em quando).
Em que pese o começo e o meio da corrida eleitoral dessa vez tenha sido atípico, seu final voltou a normalidade. Depois de mais de dois meses de calmaria e ordem (salvo aqueles cavalestes atrapalhando o trânsito nas rótulas), nos últimos 15 dias temos acompanhados sucessivos ataques pessoais entre os candidatos, com o objetivo de ganhar "no grito" o pleito de amanhã. Parece que em São Chico a coisa descambou de vez! Caro amigo eleitor, cara amiga eleitora, se na sua cidade isso está acontecendo (como na minha), comece a pensar que, ao cabo, o que está em jogo não é um projeto em prol do povo e da cidade, mas sim, o desejo, a gana, o ímpeto pelo poder. Desse modo, procure valorizar mais uma oportunidade, repito, mais uma oportunidade que o voto, este máximo poder democrático a ti conferido, lhe dá de buscar algo melhor pra teu semelhante, tua cidade e para teus anseios. É uma oportunidade a mais do voto. Não será a última, sei, mas com o passar do tempo as chances de mudanças serão cada vez mais escassas. Por isso vote certo desta vez.
 
Bom voto a todos. É chegada a hora da vitória. À nossa!
 
Forte abraço. 

Um comentário:

Unknown disse...


Bom,queria falar que me recomendaram esse blog é bom demais,ja li esse post varias vezes e outros,vou recomenda tb,é sempre bom ver recomendações,ouvir falar que tem um site bom ai de rastreamento um tal de http://rastreamento.org alguem ja ouviu falar?sabe me falar se é bom?