segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sobrou para o tomate

Foi decretado o vilão da inflação: o tomate. Mas, poderia ser outra hortaliça qualquer, tipo o alface, enfim. Há desculpas por aí dizendo que a 'culpa' (com o perdão da quase redundância) do tomate estar custando preço de carne de primeira é da safra ruim, em razão da pouca chuva (ou seria chuva em demasia?); daí os preços que já iriam subir, com ajuda da inflação, dispararam. Em verdade, vos digo: acho que o olho da gateada vai pretear logo, logo. Senão vejamos:

Nunca antes na história deste país, houve tanto benefício social (bolsa disso e daquilo, minha casa minha vida e etc.). Para isso, a classe média fora sacrificada, haja vista que não seria justo agora que os ricos iriam pagar esta conta. Para quem sobra então? 

O rico, pouco se importa com o preço das coisas. As vezes, mas só as vezes, acaba achando que o preço de uma coisa tá meio alto e compra do mesmo jeito. Ora, meus caros e minhas caras, nunca se vendeu tanto carro para a classe media, que está se endividando sem nem perceber. Com tanto carro na rua, mais se vende combustível e logo ele tende a baixar, certo? Pelo contrário! Só aumentou e não por causa da falta, mas sim por deliberalidade própria da Petrobrás, que coitada, tá quase quebrada. Com a história de pré-sal não seríamos auto suficientes em petróleo?

Depois, estamos fazendo reformas em uma porção de estádios pelo Brasil afora, com suspeitas de gastos acima do previsto, e uma hora dessas alguém terá de pagar a conta. Quem poderá nos defender?

Não estou aqui fazendo crítica a este governo ou a qualquer outro anterior. O problema está na história do nosso país. Nos acostumamos a aceitar a corrupção ou outros desserviços sem reclamar muito. Daí, todos se aproveitam para tirar uma casquinha. O que mais desanima é que não enxergo nada de melhor daqui para frente, pelo contrário.

Enfim, o negócio é, por hora, começar a comer outro tipo de verdura, já que tomate tá difícil. Se já não ando comprando carne e o churrasco velho campeiro anda meio sobrestado, imagina então se atracar no tomate? Sem chance!
Já disse o grande humorista Paulinho Mixaria que "tem tudo pra piorá". É um sábio este Mixaria, tchê.

Abraço e boa semana a todos. 

Nenhum comentário: