sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O 20 de Setembro

"Não basta para ser livre, ser forte, aguerrido e bravo. Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo"

Me criei de bota, bombacha e lenço no pescoço. Sempre me orgulhei de viver (e ter nascido) num estado que sabe de onde veio e para onde quer ir. Eu não me envergonho da história farrapa, mesmo sabendo que nem tudo foram flores e bravura. Eu não zombo da história farrapa, mesmo sabendo que a história nem sempre tem um final feliz.

Eu me orgulho em ser gaúcho e de fazer parte da nossa história. Eu acredito, e morrerei em defesa disso, que não seríamos nada; repito, nada, não fosse por aqueles que lutaram por nossa independência e combateram o açoite imperial. Engraçado que os "pseudos pensadores" (que tem me decepcionado bastante!) não lembraram, ou esquecem, de dizer que o açoite de outrora é o mesmo de agora e a população só reagiu porque o Rio Grande ousou berrar primeiro! Esquecem de mencionar que foram os grande proprietários de terra que fizeram a economia deste Rio Grande crescer e que é o agronegócio que nos sustenta até hoje!

Eu me orgulho em ser gaúcho, pois sei que o meu povo tem cultura, ainda que saiba que a mesma não surgiu totalmente aqui; aperfeiçoamos-a, contudo, com galhardia. Não há qualquer lugar do Brasil por onde já passei, que não ouvi elogios ao nosso povo e a nossa cultura. Mas, os "pseudos pensadores" acham que nada presta aqui. Acham bonito a revolução francesa, que não foi mais bonita que a nossa, mas criticam a história farrapa. Hipócritas!

Eu sou gaúcho e com orgulho. Orgulho da cordeona roncando um bugio grosso de São Chico; da chaleira chiando num braseiro para uma roda de um amargo bem cevado; dum pinho dedilhando ao pé do fogo alguns acordes de milonga; das bombachas, com pouco ou bastante pano, que são nossas, afinal, mãe é quem cria; do lenço tremulando no pescoço, quer chimango ou maragato; do laço de couro cru trançado a mão; dos peões de estãncia; da minha serra, fronteira, campanha e do nosso pampa. Ohh meu Rio Grande!

Só por isso (só?) é que eu tenho orgulho de ser gaúcho, de viver no Rio Grande e do que representa o 20 de Setembro, senhoras e senhores. Quem não gosta de tudo isso e não reconhece aquilo que a nossa história representa, quero que saibam que somos um povo (nós, tradicionalistas) sem luxo e sem frescura logo, as porteiras do Rio Grande não tem tramela e estão sempre abertas para quem quiser ir embora (deve ter paraíso por aí afora) e se aprochegar

Até quando seguiremos vangloriando os nossos dias de luta? SEMPRE!
Até quando seguiremos comemorando os nossos dias de luta? SEMPRE!
Até quando teremos orgulho de onde viemos? SEMPRE!

Ó meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor. Amo-te!

E não "podemo se entrega pros home" jamais! 

Abraço a todos.

Nenhum comentário: