segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Carga pesada

Com razão os caminhoneiros de São Chico que na última quinta-feira trancaram a RS 020, pleiteando o reparo da rodovia que, pasmem, já está a mais de 30 dias intransitável. Criticava o governo estadual anterior, diante da buraqueira de nossas estradas, e para meu infortúnio este está caminhando no mesmo sentido. O fato de concordar com a atitude dos motoristas, não quer dizer que sou solidários aos mesmos de forma ampla, isso porque, continuo achando que são bastante perigosos os ditos caminhões bi-trens (popularmente "romeu e julieta") que descem a serra carregados até "as buias" de madeira, muitas vezes com velocidade incompatível com a via. 

Sim, as nossas estradas são muito prejudicadas pelo excesso de carga dos caminhões. Mas de quem é a culpa? Os madeireiros tem sua parcela de culpa, é inegável; agora, é preciso lembrar que, no caso de São Chico, a madeira ainda representa bastante para a economia, de modo que culpa-los, exclusivamente, chega a ser leviano.

Também não dá para empurrar para a gestão anterior, como muitos governantes atuais gostam de fazer. O mal teve início quando resolveram fazer lobby com as grandes montadoras, privilegiando o transporte terrestre em detrimento do rodoviário. Desde então, estamos pagando (e caro) pela má qualidade do serviço, em razão de estradas com péssima qualidade, e com a vida de milhares que todos os anos são ceifadas pelo nosso trânsito.  O que prefeitos, secretários e o governador tem de para de fazer é jogar para a torcida, tomando atitudes paliativas só para o povo achar que alguma coisa está sendo feita, e culpando, no resto, os que os antecederam.

Ademais, é preciso reforçar a fiscalização, evitando com que caminhões e carretas andem com excesso de carga, contribuindo para o "desmanche" das nossas estradas. Por isso, apoio o movimento dos madeireiros de São Chico com ressalva, mesmo porque eles são parte negativa, também, em todo este processo.

***

Não gosto de falar de futebol por aqui, mas vamos lá. Meu time, do qual sou sócio e pago rigorosamente em dia, o Sport Club Internacional, faz uma campanha pífia no campeonato nacional, embora a folha salarial dos jogadores, dizem, bata na casa dos 10 milhões de reais, por causa de alguns fatores claros: o Presidente no futebol já demonstrou que é muito fraco. Basta lembrar quando foi Vice-Presidente de futebol e, logo depois, foi rebaixado a condição de diretor; os nossos atuais diretores, já que Vice de Futebol não tem, falam bastante, mas de futebol mesmo, a se ver, pouco entendem. Basta ver que não foram capazes de contratar jogadores para o sistema defensivo e por acharem que do jeito que está, está bom; por fim, nosso treinador que, faltando somente 3 meses para acabou o ano, sequer decidiu quem é a dupla titular de volantes, quiçá o restante do time. 
Não gosto de corneta, mas olha, tá difícil. Me sinto motivo de piada por estes que comandam, já que, como referido, pago minha mensalidade de sócio rigorosamente em dia.

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: