sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Tributo ao Mestre


No quase longínquo ano de 2010, quando lastimavelmente tive de noticiar o falecimento do imortal Leonardo, referi que perdíamos o Jader Moreci Teixeira, mas seu legado e sua história construída junto a nossa música não morreria jamais! Pois para minha felicidade, no ano de 2013 o amigo Régis Marques, a saber um dos grandes acordeonistas deste nosso Rio Grande, juntamente com seu Grupo Rodeio, lançou um disco em homenagem ao grande Leonardo, com um título que trás a essência da realidade: "Tributo ao Mestre".

 Um disco em quantia, Senhoras e Senhores. Um belíssimo trabalho que obrigatoriamente deve estar na estante das pessoas ou no cd player de seus carros. Sucessos como "Tertúlia", "Viva a Bombacha", "Gaúcho Macho", "Morocha Não", "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor" e muito mais. Destaco também "Levanta Bugio", com a qual, juntamente com Os Monarcas, Leonardo venceu a primeira edição do Ronco do Bugio, lá na minha querida São Chico de Paula. É só sucessos!

Além dum belo encarte, que trás a qualidade Acit de sempre, uma história contada por Régis Marques me chamou muito atenção. Escreveu o gaiteiro que quando no início de sua carreira, teve sua gaita roubada. Então, juntamente com sua mãe, dirigiu-se à galeria do Rosário, em Porto Alegre, onde boa parte dos músicos e conjuntos tinham escritório na época, fins de buscar um auxílio para comprar um novo instrumento. Ao bater na porta de Leonardo, o mesmo disse que já conhecia o trabalho do Régis e, na mesma hora, pegou o telefone e comprou uma nova gaita e lhe deu de presente. A partir dali, nasceu uma grande amizade e uma parceria de palco de mais de vinte anos.

Por tudo isso, agregado a qualidade indiscutível de Régis Marques e Grupo Rodeio, é que não tenho dúvida que um trabalho de tributo ao mestre Leonardo ficou em boas mãos. Um disco em quantia, repiso. Devido aos grandes sucessos do Mestre, que não cabem num só disco, ficamos agora na espera de um segundo volume. 

Parabéns Grupo Rodeio pela iniciativa e pela qualidade do trabalho.

O lançamento é da gravadora Acit (www.acit.com.br).

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: