sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Coisas da vida na música também

Tudo na vida muda e na música não poderia ser diferente. As pessoas, muitas vezes tem outros anseios, expectativas ou necessidade de buscar novos ares. Há alguns meses alguns grupos aqui do Rio Grande tiveram algumas mudanças em suas formações. A história dos grupos não vai deixar de ser menos ou mais importante. Tampouco os músicos serão mais ou menos músicos.

Na minha vida de fandango, dividiram o palco comigo muitos profissionais. Uns ainda tenho saudade e outro não sinto falta alguma. Cada um escolhe o seu caminho e arca com suas consequências. É da vida. Mudanças já aconteceram e outras vão ocorrer. É da vida!

Pois vejamos alguns dos exemplos de trocas ocorridas neste ano nos grupos gaúchos:

- Paulo Fogaça, grande cantor e patrício de São Chico, deixou o Chiquito e Bordoneio para alçar novos vôos em carreira solo; para o seu lugar, chegou Zé Leandro (ex-Tchê Guri e Tchê Barbaridade);

- Cristiano Ferreira deixou o vocal dos 4 Gaudérios e passou a cantar com o grupo Portal Gaúcho;

- Marcelo do Tchê, deixou o Tchê Barbaridade - que ajudou a fundar - e se aliou a outro ex-integrante, o gaiteiro Edson Machado, para o novo projeto do grupo Balanço do Tchê;

- O contrabaixista Jorginho Pinalli deixou o grupo Campeirismo (João Luiz Corrêa) e hoje toca com o grupo Sorriso Lindo. 

São alguns exemplos de profissionais e bandas que seguem suas vidas mesmo após eventuais separações. Umas consensuais e outras litigiosas mas, enfim, que não foram aptas, felizmente, a abreviar projetos pessoais e coletivos.

Embora não fale pelo grupo Som do Pampa sei, pelo que conheço dos meus parceiros de canto e lida, que em havendo uma situação do tipo, o grupo seguirá firme e forte pois o projeto está acima de tudo. Não fosse, talvez nem tivesse começado.

Nada é insubstituível e mudanças estão sempre acontecendo. O resultado? Sorte de uns, azar de outros e fandango que segue, afinal, a gaita nunca pode parar!

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: