sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Começa o ENART.

Minha relação com a arte e a tradição do Rio Grande está intimamente liga à nossa música regional. Também sou um admirador da nossa história e do significado da grande maioria dos nossos costumes. Talvez a minha maior distância mesmo seja com as invernadas artísticas, embora tenha feito parte (por pouquíssimo tempo) em São Chico e Novo Hamburgo. Pois passados estas palavras que a pouco escrevi, necessário se faz uma correção: não foi tão grande a distância, pois, por dois anos, fiz parte do grupo de projeção folclórica do Escola Municipal Presidente Afonso Penna. Bons tempos e muitas apresentações. Também já escrevi algumas composições utilizadas pelo CTG Sangue Nativo, de Parobé.

Em suma, tenho que refrescar minha memória.

Pois está se iniciando mais uma edição do ENART - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. É a mobilização artística da nossa dança que faz os CTG's se reunirem e, numa disputa sadia, demonstrar todo amor pela arte e a tradição gaúcha. Neste ano, o vento será em Santa Cruz do Sul e a estimativa é de mais de quatro mil participantes.

A importância do festival é tamanha, que é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o maior festival de arte amadora da América Latina. Esse é o nosso Rio Grande, tchê!

***


No contexto histórico, hoje completam-se 170 anos da guerra dos Porongos, durante a Revolução farroupilha, que ficou marcada pelo massacre aos Lanceiros Negros.

Nem tudo são flores em nossa história, infelizmente.

***

Se agende aí: dia 13/12/2014, baile de LANÇAMENTO do grupo SOM DO PAMPA. Será no DTG Camboatá (sede campestre da Sociedade Atiradores) em Novo Hamburgo.

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: