segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Própria sorte

No início da década de 1990, Novo Hamburgo era destaque regional não só pela pujança econômica, embora já em declínio, ante os percalços da indústria calçadista, mas também por ter inúmeras ruas cobertas por asfalto, contrário senso a maioria das cidades vizinhas. Aliás, cumpre referir que o município tinha uma usina de fabricação de asfalto, nos fundos do que hoje é o atual Centro Administrativo. Era um produto de qualidade, o que dizem, e que devia ser a verdade, devido o destaque da cidade. Para se ter uma ideia, quando saí de São Francisco de Paula, no ano de 1996, apenas em uma rua (e não em toda sua extensão) havia asfalto. Uma rua.

Todavia, passados quase três décadas, a qualidade do asfalto ficou na década de 1990. De lá para cá, a usina foi desativada e hoje, todo o serviço de reparo é feito por empresas terceirizadas. Cada vez que a comusa (empresa de saneamento municipal) faz alguma manutenção na rede de água e esgoto, o serviço de reparo asfáltico fica abaixo da crítica. Impressionante! Paralelo a isso, a atual gestão municipal também pouco, ou nada, faz para melhorar a situação das ruas. Algumas, cito às ruas Sapiranga, Bento Manoel, 11 de Junho, Gustavo Leopoldo Feltes... Enfim, estas e outras tantas abandonadas a própria sorte.

Justiça seja feita, não está muito diferente em cidades vizinhas. Também contribui, e muito, nos percalços do trânsito (além do excesso de carro e da grande maioria de péssimos motoristas), as mudanças protagonizadas pela municipalidades que são, em regra, paliativas. Raramente se faz um estudo abrangente de alteração de tráfego. Se muda o sentido de rua ou se proíbe (ou permite) eventuais conversões, mas se quer se sabe o impacto além das alterações.

Ou seja, parece que estamos abandonados a própria sorte.  

Falando em sorte, dois ganhadores levaram quase R$ 70 milhões na Mega Sena. Num universo de 200 milhões de brasileiro, tá difícil acreditar em sorte, não acham?

Haja esperança!

***



Então vamos de fandango para alegrar a vida e fechar o ano com chave de outo.

Baile de LANÇAMENTO do grupo SOM DO PAMPA!!!

Quando: Dia 13/12/2014.
Hora: 22h
Local: DTG CAMBOATÁ (Sede Campestre da Sociedade Atiradores de Novo Hamburgo)
Valor: R$ 15,00 por pessoa.

Tchê esperamos lá!

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: