domingo, 4 de janeiro de 2015

Lenin - coração e mente.

“Xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz”. Essa máxima política, atribuída a Lenin, pode parecer confusa num primeiro momento, mas faz um grande sentido quando analisamos alguns fatos. Vamos a eles:
Durante a campanha eleitoral, o PT associou de maneira negativa a amizade da candidata Marina Silva com uma das donas do Itaú e Dilma afirmava que seu governo não beneficiaria banqueiros, como supostamente faria Aécio. Foi acabar a eleição para que a própria Dilma convidasse Luiz Carlos Trabuco Cappi para o Ministério da Fazenda. A profissão de Luiz? Banqueiro. Mais precisamente, presidente do Bradesco.
Seguindo na lógica de Lenin, Dilma tira fotos com o boné do MST durante a campanha, mas depois nomeia Kátia Abreu para a pasta da agricultura, política esta conhecida por ser uma ferrenha opositora das práticas invasivas do movimento dos “sem terra”. E quem não lembra da Dilma dizendo que o governo FHC era complacente com a corrupção? Pois logo após ser eleita, ela nomeou Antony Garotinho para vice-presidência do Banco do Brasil e tem como aliados Renan Calheiros, Collor e Paulo Maluf. Chega a ser engraçado. A então candidata dizia que Aécio aumentaria juros, pois tucanos só se importam com o mercado financeiro enquanto ela, governa para o povo. Pois a primeira medida do Banco Central, logo após a eleição da “presidenta” foi… aumentar os juros da taxa SELIC, que regulam toda economia.
Não raro, vemos políticos como Lula, Dirceu, Genoino, Rui Falcão e outros em seus ternos Armani bem cortados, donos de mansões e de carros com motoristas, criticando e desprezando “a elite branca”. Eles, paradoxalmente, fazem parte desta mesma elite. São brancos e Tarso Genro tem até olhos esverdeados. Como explicar? Eu sei: “Xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz”.
É necessário estudo e método para fazer com que a máxima de Lenin funcione num contexto político, do contrário, você fica apenas com a fama de mentiroso. Duvida que este tipo de coisa seja premeditada? Veja quem é o autor do livro “Lenin – coração e mente”. Eles não brincam em serviço.

Por Rodrigo de Bem Nunes, de Houston - Texas - EUA. (Tão longe, tão perto!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto.Embora não tenho conhecimento politico para argumentar, me ocorreu pensar para que serviria esse ditado atribuído a Lenin, talvez seja para alcançar e manter-se no poder. Caso seja, creio que não seja o suficiente, pois a meu ver esse sistema do Lenin teve seus momentos, hoje está em decadência no mundo. Caso seja o Tarso o autor do livro, ele deve rever a quem seguir, talvez falar com o Sartório, pois foi para quem ele perdeu a eleição para governador do estado.
Por enquanto não vou me identificar, vou esperar que o autor do texto o faça.

Anônimo disse...

O comentário de Lenin tem respaldo, mais do psicológico, psicanalítico: se algo do outro lhe incomoda ferozmente, não é algo do outro, e sim algo seu. Por isso o xingue do que você é funciona tão bem... inclusive em campanhas políticas. Existem governantes craques, políticos bons de voto e craques em levantar votos, e aí estão os resultados.