sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Fatos interessantes.

Quando criança, costumava me chamar atenção a capa de um livro intitulado “Tempos Interessantes”, que consistia na imagem de um senhor muito velhinho - com certo ar de soberba - rodeado por fotos históricas. O velhinho era Eric Hobsbawn, o próprio autor, famoso historiador marxista que, fazendo jus a sua ideologia, afirmou em uma entrevista que o assassinato de milhões de pessoas gerado pelo regime soviético teria valido a pena se dele tivesse resultado uma "genuína sociedade comunista". Típico esquerdista, para quem os fins sempre justificam os meios. Mas divago… gostaria de falar aqui sobre algumas situações recentes que me fizeram lembrar do titulo deste livro:

O preço da gasolina esta em baixa no mundo todo. O preço do barril de petróleo despencou e paga-se hoje nos EUA, R$ 1,70 o litro da gasolina. Já no Brasil, este país interessante vivendo tempos interessantes, uma certa empresa estatal ordenou um aumento que faz um litro de combustível custar mais de R$ 3,20, mesmo que o petróleo esteja em sua baixa histórica. Essa mesma empresa esta envolvida num escândalo de corrupção gigantesco, diretores foram presos, a presidência foi trocada. Para completar não existem empresas concorrentes, ou seja, não há estímulo para que as coisas melhorem, de fato.

São tempos interessantes, veja só: ninguém confia em políticos, todos sabem como políticos administram mal o bem público. Mas no Brasil, as pessoas riem de você ou te olham feio quando fala-se em privatizar esta estatal petrolífera. As pessoas preferem manter esta empresa sob controle de… políticos.

Aliás, se você quer perder uma disputa eleitoral no Brasil, basta falar em privatização ou livre-mercado. O povo brasileiro prefere continuar dependendo de um monopólio, sem concorrência alguma, controlado por políticos, de empresa estatal envolvida em escândalos e fornecedora de um produto caro e ruim. Em algum momento isso foi ruim, mas não hoje, não nestes tempos interessantes.   


Por Rodrigo de Bem Nunes, de Houston - Texas - EUA.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, gostei mesmo. Principalmente guando tu fala que os políticos não estão administrando bem esse país, ou seja, tu não estás te referindo especificamente a um partido, seja ele qual for. Querendo ou não, ainda acredito que o povo brasileiro ainda não estava preparado para a tal democracia. Não preciso me identificar rsrsrs.

Anônimo disse...

Separar genuinamente comunismo de capitalismo, direita de esquerda é como tentar separar genuinamente ego de id: impossível. Muito bom.