sexta-feira, 24 de junho de 2016

Dia de João

Hoje é dia de São João. A cultura das festas juninas é muitíssimo mais apreciada no Nordeste do Brasil. Por aqui, faz a alegria da criançada nas escolas e é chance de renda extra para um clube ou outro. Imagino que no Ceará a festa seja impressionante.

Por aqui o que me perturba é a ideia de vestir as crianças de "gaúcho" para simbolizar o São João. A figura da festa, como todos devem saber, está ligada ao caipira, ao homem da roça. Roupas surradas, camisa xadrez e chapéu de palha. Bota e bombacha não é, pois e certamente, adereço de São João. Andar pilchado não é andar fantasiado, assim como se vestir como caipira ou colono também não o é.

É preciso sabermos respeitar as coisas, os costumes e as pessoas. O problema é que respeito, nesse país, não é algo levado muito a sério.

***

Embora hoje seja sexta-feira, dia tradicional de assuntos mais leves por aqui, impossível deixar de referir acerca de força tarefa capitaneada pelo Ministério Público Federal que gerou operação da Polícia Federal que está investigando esquema de superfaturamento de shows de grandes artistas nacionais em pequenos municípios de todo o país. A matéria é do UOL, de 23/06/2016:


Pois é.

Estes dias mesmo surgiu uma intensa discussão acerca de um show do artista da moda, justamente no São João, em Caruaru/Pernambuco, custando a bagatela de 575 mil reais.

Pois é.

***

São João rima com quentão, pinhão, pipoca e outras guloseimas. Por falar nisso, li dia desses que no inverno nós aqui do Rio Grande ganhamos, em média, 3kg a mais de peso. To lascado, afinal, ganhei tudo isso antes mesmo do inverno começar. Bah...

Projeto verão 2017 já está seriamente comprometido.

Bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: