quarta-feira, 10 de setembro de 2008

De Fogões e Inverneiras




Sábado estive no perímetro da minha querida São Francisco de Paula, mais precisamente no distrito de Cazuza Ferreira (conforme comentei na última postagem). Lá se realizou um bonito evento. Farei um sucinto relato dos acontecimentos, começando pelo começo, obviamente. Mais adiante, quando a inspiração estiver mais constante na minha humilde vidinha, transformarei o episódio num causo de fandango.
Partimos no sábado de manhã cedo ao nosso destino. Fizemos uma breve passagem por São Chico e seguimos rumo à Cazuza. Passado as imediações da localidade conhecida por “ Rata”, meu colega e motorista Airton, constatou que o caminhão estava sem freios (não é à toa que não gosto daquele troço da rata). Passado o susto inicial, seguimos até o Lajeado Grande, foi reparado o problema e seguimos viagem. A estrada estava em condições ruins, afinal é de chão batido e ainda chovia. Chegamos em Cazuza ao meio dia. Almoçamos e a tarde começaram-se as festividades e homenagens aos professores que presenciaram e participaram da história de setenta anos do Colégio Pe. Ritter. O evento seguiu-se com apresentações durante a tarde.
À noite, por volta de vinte três oras e quinze minutos, roncou a gaita campeira do meu amigo São Borja e do Xirú (que fez uma participação especial no fandango). Gente amiga, sem dúvida nenhuma um grande fandango. Um dos melhores que já toquei na minha vida. Recebemos um ótimo tratamento pelo povo da Cazuza. Que o Patrão Velho permita estarmos brevemente junto a esta gauchada amiga. Mas com sol e calor. Chuva e frio como aquele de sábado, há muito não pegava. Foi o legítimo fandango de fogões e inverneiras.

Peço desculpa a todos pelo texto tardio.

Um abraço a todos e boa seqüência de semana.

Nenhum comentário: