sexta-feira, 12 de setembro de 2008

De onde venho

O relato de hoje é simples, mas emocionado. As vezes, "vagueando" pela solidão que existe em mim mesmo, paro e penso o porquê de ser gaúcho. Porque, afinal de contas me orgulha estampar uma bombacha e um lenço colorado no pescoço? O que me leva a erguer a bandeira do Rio Grande e defender o tradicionalismo, seja em cima do palco, seja aqui neste blog ou, na minha vida, no dia-a-dia? Poderia cantar qualquer coisa, seja música popular brasileira, ou rock, ou sertanejo. Poderia tanta coisa né? Sim. Porém, Deus me fez Gaúcho, e quando você é gaúcho, inegavelmente você gosta do gauchismo. Você pode não manifestar, mas gosta.
Contudo, ainda assim eu não conseguia compreender o que me fez ser tão gaúcho. Na minha família, a bombacha é tradicional, mas nunca ninguém nos obrigou a usar. Ninguém nunca me forçou a entrar num CTG, a cantar o hino do Rio Grande e as coisas do Rio Grande. Nada me foi imposto,e ainda assim eu gosto mesmo é de colocar as minhas bombachas, de estar com um lenço no pescoço e o meu chapéu de aba larga. Mas porquê?
Isso eu sempre me perguntei! Mas porquê? Até que chegou um dia que eu entendi porque que eu sou gaúcho (na minha concepção não basta nascer no Rio Grande pra ser gaúcho). Sou gaúcho, porque corre nas minhas veias um sentimento chamado gauchismo. Gaúcho é uma raça, um povo de brio, sim, mas acima de tudo é ter correndo nas suas veias um sentimento que dá força pra continuar a peleia sempre. Um sentimento que me obriga a disseminá-lo por todos os cantos deste mundo. Algo que vem de dentro de mim. Eu escolhi a música, e através do meu canto, tenho absoluta certeza que transmito esta minha sina de Campeiro.
Quando me perguntam que tipo de música eu toco, e digo que é gaudéria, eu vejo uma admiração nos olhos das pessoas. As pessoas vêem em mim algo que elas queriam ser. Admiram o meu gosto por divulgar o que é do Rio Grande, e isso minha gente, espalhar o que é do Rio Grande e bem feito, é o meu maior reconhecimento.Espero viver sempre aqui no Rio Grande. Que o Patrão Velho permita que eu nunca saia destes pagos, porém, se algum dia isso se fizer necessário, de bota, bombacha, chapéu e o lenço no pescoço, vou chegar em algum outro rincão deste mundo gritando que sou do Rio Grande e que eu sei da onde venho.
***
Agenda GRUPO FANDANGUEIRO:
_
BAILE CTG GALPÃO SENTINELA DO PAGO

DIA: 13/09/2008 (SÁBADO)
HORA: 23HS
VALOR: NÃO INFORMADO
LOCAL: SAPIRANGA/RS
_
DOMINGUEIRA SOCIEDADE CRUZEIRO

DIA: 14/09/2008 (DOMINGO)
HORA: 15HS
VALOR: R$ 4,00
LOCAL: SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS
***
Abraço a todos e um bom final de semana.

Nenhum comentário: