segunda-feira, 16 de março de 2009

Ponto de vista

Esta não será a primeira vez que eu utilizo-me deste espaço para falar do clima. Aliás, eu acho que este tema é o segundo mais falado aqui, depois do gauchismo é claro. Acontece que ontem a temperatura baixou pela primeira vez este ano. Nesta madrugada tivemos um sinal de que o inverno poderá chegar mais cedo este ano e quem sabe, vir com mais força que o ano passado. Nos últimos tempos, muitos fenômenos estão transformando o clima em algo incompreensível, no verão faz frio, no inverno faz calor e o outono e a primavera já não possuem mais características próprias. O pior de tudo, é que o principal culpado de tudo isso é o homem, uma criatura que dizem ser racional, que pensa e tem noção dos seus atos, mas que a cada dia que passa acaba mostrando o contrário: um ser irracional, que não pensa e não tem noção dos seus atos.
Acompanhei ontem uma reportagem televisiva que mostrava as Ilhas Malvinas, no continente asiático, um país que está condenado ao desaparecimento. O degelo das calotas polares, devido ao superaquecimento do nosso planeta fará com que o nível do mar suba de uma forma a encobrir este pequeno arquipélago da Ásia. Para se ter uma idéia, na média, a faixa de terra das Ilhas Malvinas não é superior a 1,20m acima do nível do mar. Algumas ilhas estão sofrendo processo de adaptação, passando a ter cerca de 2,50m acima do nível. Este processo de adaptação, contudo, é muito caro e não poderá ser feito em todo país. O atual presidente cogita comprar terras em outros países para poder re-alocar a população de modo que estes não fiquem a deriva em alto mar. E pensar que por muito menos nós somos capazes de fazer um estardalhaço. O certo é que se não nos conscientizarmos de que o perigo está rondando a nossa porta, muito em breve nem o nosso litoral brasileiro estará salvo, além de outras tantas situações a qual estaremos cometidos.
Mas voltando ao nosso invernico de março, eu sou um pouco suspeito pra falar, uma vez que sou um defensor do frio. Contudo, já não mais como outrora. Confesso que este ano, pelo menos este, eu e o calor intenso tivemos uma relação de tolerância uma vez que, nem ele foi ávido em demasia nem eu fui um crítico ferrenho em abundância. O certo é que, quando uma situação qualquer não toma o rumo do absurdo e do exagero, todos nós temos dentro do nosso inconsciente um nível de tolerância passivo, por mais irritante que seja o caso, a gente sempre pensa que poderia ser pior. Isso é bom ou ruim, dependendo certamente do ponto de vista de cada um. Aliás, tudo é uma questão de ponto de vista na nossa vida. Eu posso discordar de qualquer coisa que se torna presente a minha frente, as vezes, sem motivo nenhum aparente, afinal, discordar de qualquer coisa, mesmo sabendo que isso possa estar correto, pode ser apenas um caso de ponto de vista. Só ponto de vista.


Abraço e uma boa semana a todos.
_
***
Agenda do GRUPO FANDANGUEIRO:
_
BAILANTA CTG M'BORORÉ - CAMPO BOM/RS
_
DIA: 20/03/2009 (SEXTA-FEIRA)
HORA: 20HS

Nenhum comentário: