sexta-feira, 24 de abril de 2009

Memorial Os Mirins

No último sábado que passou, em São Chico, tive o privilégio de mais uma vez poder acompanhar um fandango animado por uma legenda da nossa música: Os Mirins. Os Mirins pra quem não sabe, foi fundando por Albino Manique e Francisco Castilhos, duas crias do bairro rincão lá na minha querida São Francisco de Paula. O Xico infelizmente já não está mais conosco, mas o Albino segue na peleia, comandando o conjunto e levando o som da sua gaita a todos os rincões deste mundo. E que gaita minha gente. Cheguei a me emocionar em ver o velho tocando, no alto dos seus sessenta e cinco anos, como se fosse um guri de dezessete. Uma habilidade com os dedos e uma técnica apuradíssima de dar inveja. É o maior, não tenho dúvidas. Quanto aos Mirins, a sua formação atual está, aos poucos, retomando a qualidade de outrora que colocou este grupo de cima da serra entre os cinco maiores de nossa história. Há neste momento, um contraste da experiência de Albino Manique, com a juventude da nova safra de músicos gaúchos, sem perder, contudo, a nossa autenticidade regional.
Os Mirins completam neste ano cinqüenta e dois anos dedicados a música gaúcha. Minha gente é mais de meio século levando alegria ao povo brasileiro e do resto do mundo. Numa iniciativa louvável do poder público municipal, Albino Manique foi homenageado antes do baile de sábado, recebendo uma placa de cidadão honorário de São Francisco de Paula. Congratulação muito mais que merecida, a esta pessoa que através da sua gaita levou e elevou o nome de São Chico além fronteiras. Participou da homenagem o poeta, compositor e amigo Léo Ribeiro (permita-me que te chame de amigo meu caro), que com toda sua habilidade com as palavras soube expressar muitíssimo bem o que representa Albino Manique e Os Mirins para a nossa São Chico, e a cultura gaúcha como um todo, e por fim lançou um desafio as autoridades presentes: a construção do Memorial Os Mirins, nos altos do rincãozinho.
No ano que passou, foi inaugurado na Mulada (Caxias do Sul) um memorial em homenagem aos Irmãos Bertussi. Como todos sabem, Adelar e Honeyde Bertussi são filhos de São Chico, contudo, perdemos lamentavelmente este espaço histórico-cultural para o município vizinho. Para que não se cometa este mesmo erro novamente, abraço a idéia de Léo Ribeiro em prol da construção de tal espaço em homenagem aos Mirins. A sociedade serrana deve ser incitada a participar deste processo, fazendo com que o poder público, municipal e estadual, se solidarize com a importância de tal memorial para o desenvolvimento e enriquecimento da cultura tradicionalista gaúcha. Os Mirins são parte de história do estado do Rio Grande do Sul. Através de sua música, vem ao longo de mais de meio século enriquecendo a cultura deste nosso estado, sendo com o toque de gaita esplendoroso de Albino Manique o com a voz marcante de Xico Castilhos, que até hoje nos toca quando ouvimos, mesmo ele não estando mais conosco.
Vamos valorizar quem tem feito por nós. Vamos prestar homenagens que não se apagarão jamais na memória destas personalidades. Que tais solenidades sejam feitas enquanto as pessoas ainda estiverem vivas, e que assim, elas possam ter uma real noção do quão foram e ainda são importantes. A construção do Memorial os Mirins não é uma forma apenas de homenagear a dupla que o originou, é também uma forma de elogiar e engrandecer a magnitude natural e cultural de São Francisco de Paula.
_
Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: