quinta-feira, 9 de abril de 2009

O chocolate e eu

Todos já devem ter percebido que o preço dos ovos de páscoa estão pela hora da morte nos supermercados e casas do ramo. Eu mesmo decidi que este ano não darei este tipo de mimo pra ninguém. Aliás, ano passado e nos anteriores eu tomei a mesma decisão (hehehe, ohhh avareza, hehehe). Na realidade foco minhas decisões na importância do momento. O que é a celebração pascal? Quem foi que chegou a conclusão que o chocolate é a melhor forma de representatividade do sentimento da páscoa? Perguntas que não querem calar e que certamente não tem resposta. Ora, não tendo resposta, como posso eu seguir um costume que, digamos de passagem, hoje é quase que exclusivamente comercial? Evidente que tenho que me abster do consumismo (hehehe), afinal não da pra sair distribuindo soco em ponta de faca por aí, afinal, eu sou daqueles que só sai no escuro quando sabe onde se encontram as coisas, e sendo assim, atrevo-me a não dar ovos de páscoa pra ninguém.
Este texto, contudo, não será feito em cima da polêmica dos questionamento supra citados. Como de costume, evito entrar em polêmicas em véspera de finais de semana, ou neste caso de feriado, ainda mais se envolve religião no meio. Conhecem aquele ditado popular, que, “religião, futebol e mulher não se discute”? Pois é, por experiência própria, aconselho a todos vocês seguirem a risca este ditado. Vou falar de algo saboroso, que é o chocolate (hoje elevado a astro da páscoa). Tenho uma relação muito boa com o chocolate, ele me adora e eu adoro ele. O produto originário do cacau, ao longo dos séculos (sim, ele é velhinho já) vem sofrendo alterações e modernizações permitindo que nos dias atuais tenhamos chocolates de grande qualidade, sem nem mesmo morar na Suíça, mesmo que digam que o chocolate de lá é o melhor do planeta. Como nunca o comi, fico com estes que encontramos pelas bodegas da nossa região mesmo.
O grande problema é que quando eu tenho uma barra de chocolate em casa eu a devoro no mesmo dia, por isso, tenho evitado de comprar este produto doce durante a semana. Acima de tudo devemos conhecer nosso limites e o meu há de ser bem restrito. Como o preço dos ovos de páscoa estão pela hora da morte, eis que desta vez o meu limite está capitaneado pelo lado financeiro. As vezes é melhor deixar de ganhar um beijo e um sorriso afim de garantir uma boa noite de sono. Temos que ter noção de festa e de supérfluos, ninguém vive por muito tempo.
_
Amanhã é sexta feira santa. Lembro-me que, num passado não muito distante, certa vez a gurizada marcou um futibas daqueles macanudos. Três times, todos ávidos por correr atrás duma bola. Mas tinha um porém: era sexta-feira santa. Aí minha mãe impediu-me de jogar futebol, afinal em sexta feira santa não se deve fazer nada, e eu, muito crente que era à época, acabei acatando a ordem de minha excelentíssima querida mãezinha e não joguei. Arrependo-me até hoje, afinal o que tem de mais jogar uma partidinha de futebol? Seguindo a mesma linha, outro questionamento: porque não se pode comer carne vermelha neste dia? São questões sem respostas muito claras, mesmo pra mim que me considero um católico. Por favor, não tenham-me com um herege, estou longe disso. Apenas com o tempo passei a ser um questionador, e como tal, tudo vira motivo para mim colocar um ponto de interrogação após uma frase ou uma fala. Afirmação mesmo é que amanhã é feriado, e isso realmente é um fato por demasia relevante.
_
Grande abraço e uma Feliz Páscoa para todos.

Nenhum comentário: