segunda-feira, 26 de abril de 2010

Calor senegalês

Conforme o colunista Paulo Sant'Ana do jornal Zero Hora, tivemos na última segunda-feira, dia dezenove, um calor senegalês. Já vi inúmeros adjetivos para os dias de temperatura alta, agora, “calor senegalês, confesso que nunca tinha ouvido ou lido. Claro que tal caracterização não é nada estranha uma vez que é sabido de todos que o Senegal, no continente africano, é um país de temperaturas elevadas. Como no resto da África, aliás. O que mais salienta-se é o calor absurdo que tivemos neste dia: mais de 35ºC em Campo Bom. Na terça-feira, uma chuvinha matreira foi caindo ao longo do dia e com ela a temperatura. Assim, não há saúde que resista a esta miscelânea climática a qual estamos submetidos. Até certo ponto de minha vida eu detestava o calor excessivo. Não gostava, não tinha jeito. Bom mesmo era o clima de São Chico. Gostar de calor eu ainda não gosto e o clima da serra ainda é o melhor de todos. O que mudou, no entanto, é a forma de ver a coisa. Gostando ou não de calor, estou fadado a convive-lo, então, o melhor mesmo parar de reclamar e tentar achar os benefícios do verão e seus complementos. E assim sendo, suportar o mormaço, o abafamento e a chuva que vêm em seguida é parte deste meu aprendizado constante.
Por falar em Senegal, não pode passar despercebido por este que vos escreve que a pouco menos de dois meses dá-se início a mais uma Copa do Mundo de Futebol, na Africa do Sul. Como brasileiro é claro que torço pela nossa Seleção, porém, não com muita animação. Sempre fui assim. Nem os títulos já conquistaram me animam muito. Sou um torcedor de clube ao invés de Seleção. E o clube da moda hoje é o Santos. Com quase cem gols marcados ao longo do ano de dois mil e dez, o time paulista desponta como um dos favoritos a conquista do campeonato nacional deste ano. Falo do Santos em virtude do assunto da hora: Afinal, Dunga deve levar Neymar e Paulo Henrique Ganso à Copa? Não gosto de time muito faceiro mas também não gosto de time com ex-jogador. Convenhamos que o Gilberto Silva já deu o que tinha que dar não é verdade? E o Josué então? Credo. Sob a modesta opinião deste comentarista esportivo oportunista, os dois deveriam ir a copa. Assim como o Ronaldinho Gaúcho também. No entanto, como o Dunga não se curvou a pressão alguma durante o processo todo, duvido que agora, ná véspera, vá dar atenção ao que pensa a opinião pública. Se ganhar o título todos ficam felizes e não estão nem aí para quem foi ou não. Se perder, bom, certamente será massacrado pela imprensa do resto do país que não vai muito com sua cara. Isso, aliás, não é só com o Dunga, pois eles não gostam de Gaúchos como um todo. Azar é o deles não é verdade? Recalque puro. Enfim, torço pelo título, porém, sem apostar nada com ninguém.
No mesmo dia do calor senegalês, comemorou-se o dia de Santo Expedito. Ainda que nos últimos tempos eu tenha analisado a minha fé sob outra ótica, a crença que tenho por este Santo mantém-se intacta. Talvez eu tenha sido agraciado em causas de natureza urgente em face do meu próprio esforço, mas talvez não. Quem sabe eu tenha escapado das “minhas” em virtude da ajuda de Santo Expedito. Pelo que sei, para ser canonizado há a necessidade de reconhecer dois ou três milagres do beato. Este já é Santo, portanto... No fim das contas, eu acho que a verdadeira crença de cada um e o resultado disso vai da sua própria fé. Eu posso ter fé de que só consigo o que eu luto para tal, ou então, só consigo porque o Santo está do meu lado. Vai de cada um. O que importa é atingir os seus anseios no fim das contas. Só não esqueça: Santo faz milagre mas não trabalha sozinho. Portanto, se ajude!
_
Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: