sexta-feira, 11 de junho de 2010

Descobriram a África!!!

Parece que, enfim, boa parte da população mundial “descobriu a África”. Até poucos dias atrás, sabia-se da existência deste continente, contudo, pensavam tratar-se de mais uma colônia européia de grande proporção, destacando-se entre as demais. Ao que tudo indica, o fato da pobreza ter ares de destaque no continente, tapou-nos os olhos para a verdadeira realidade. O preconceito contra os negros também impediu que se olhasse para a África como pessoas iguais a gente. Parece que, enfim, boa parte da população mundial “descobriu a África”. Ou vai descobrir ainda. Ao certo, não sei. E tudo isso está acontecendo, pasmem, graças ao futebol, um divisor de águas na história moderna da humanidade. Um mártir, pelo jeito. Lamentável precisar realizar-se um evento de lazer num país para que o resto do mundo saiba que ele existe. Neste caso não é só o país, é o continente como um todo. Á margem do convívio social mundial e para muitos abaixo da linha da pobreza. Não sabem a maioria que a África do Sul é um país extremamente rico. Se os seus governantes têm ou não habilidade na hora de distribuir esta riqueza com perícia e parcimônia, bom, daí é outra história. Criticar? Como se eu vivo no Brasil! É uma questão de olhar para o próprio umbigo antes de criticar o dos outros.
Aparthaid significa separação em Africâncer, a língua oficial da África do Sul, e foi este o regime vigorante no país até o início da década de 1990. Sob a batuta deste, brancos dominavam o controle governamental, financeiro e da sociedade sul-africana. Aos negros, restava o resto. Numa comparação grosseira com o Brasil, é como se os negros sul-africanos tivessem ganho a alforria só em 1990, ao contrário dos negros brasileiros que ganharam em 1888. Nelson Mandela liderou o povo contra o aparthaid. Foi preso, torturado. Saiu da prisão e virou Presidente da República. Vejam bem senhoras e senhores, leitores e leitores, como se pode ver, a história para a África do Sul não começa hoje em face a Copa do Mundo, ou a cerca de quatro anos atrás quando fora definido que em dois mil e dez lá seriam os jogos. A história da África como um todo é muito mais ampla que a nossa história. Eu sei que vocês conhecem bem a realidade da África, tal qual, a verdadeira história nos mostra. Portanto, não se deixe influenciar pela mídia sensacionalista. Lembre-se que a televisão é sempre um meio de informação. Nunca um fim.
Ainda que eu não seja um admirador convicto da Copa do Mundo sou um apaixonado por futebol. Assim sendo, é bem provável que eu assista os principais jogos, claro, dentro da minha realidade possível. Falar dos jogos aqui no blog? Não sei. Transformar isso aqui em discussão de mesa redonda é lógico que não vou. Agora, como um bom filho de Deus, talvez eu recorra sim a alguns comentários principalmente quando a qualidade dos jogos assim me permitirem. Eis que se inicia hoje a primeira Copa do Mundo de Futebol no continente africano. Diz a história que foi a África o berço da humanidade. Assim sendo, não podemos ter a pretensão de ensinar nada para os africanos que eles já sabem. Antes de qualquer coisa é preciso respeitar este povo sofrido mas muito alegre pelo que se pode notar até agora.
E viva as vuvuzelas ensurdecedoras!
E viva a Copa!
_
***
_
“ Quando o amor entra no meio, o meio vira amor.”
_
Feliz dias dos namorados a todos.
_
Forte abraço.

Nenhum comentário: