quarta-feira, 9 de março de 2011

Onde o céu é mais azul

Nos primeiros dias deste feriado prolongado em virtude do carnaval, peguei a estrada e rumei à fronteira oeste do nosso estado a caminho da gloriosa Santana do Livramento. É claro que eu estava bem interessado nos free shops de Rivera, já do lado Uruguayo de la frontera, entretanto, como um bom gaúcho que sou e com o orgulho que tenho deste nosso Rio Grande não podia deixar de ir apreciando a paisagem que se apresentava e assim, conhecer mais um pouco destes rincões existentes no nosso estado. Por ter saído já quase no meio da tarde sábado, acabei por pernoitar em Rosário do Sul, cidade com bastante história para contar e uma traíra grelhada do reconhecido restaurante Terraço de continuar dando água na boca até agora. Grandes e antigos casarões, avenidas e praças que difundem as páginas das coisas deste nosso Rio Grande. Apesar de ser uma viajem longa, garanto-lhes que vale a pena cada quilômetro rodado. É um enriquecimento de cultura, história e paisagem. Acostumado principalmente com os campos dobrados de nossa serra, as várzeas planas da fronteira retratam uma diferente planície, no entanto, tudo é Rio Grande e o povo é inconfundível.

***

Ontem ao meio dia eu assisti televisão pela primeira vez durante este feriadão de carnaval. Nunca me fez falta e agora, depois de adquirir algum conhecimento ou então de abrir os olhos para a realidade, assisto menos ainda. Quando assisto, todavia, tento aproveitar o que tem de bom nas noticias que surgem, se é que há alguma notícia sem algum interesse comercial. Mas enfim, assistia a um programa “noticiário” um pouco antes do início da tarde e alí tratava-se do município de Pananbi, região norte do estado, que ao contrário da maioria dominante dos municípios brasileiros não fez feriado durante este carnaval. Com todo o direito, vale salientar, tendo em vista que o carnaval não é legalmente considerado feriado mas sim ponto facultativo, ou seja, pára quem quer. Mas aí eu questiono: se todo mundo costumeiramente pára, já não deveria ter sido revisto isso? Não pensem que eu estou aqui defendendo o carnaval. Não deslilo e não tenho nem assistido aos desfiles, contudo, respeito quem gosta e como é um evento definitivo no Brasil, deveria ser tratado como feriado. Se uns são agraciados, todos deveriam ser. É apenas uma questão de justiça, afinal, pelo menos 90% do país pára, incluindo órgãos públicos e os bancos. Colocar na pauta do congresso tal discussão de nada atrapalhará o desenvoltimento do país, já que nossos nobres deputados e senadores pouco fazem para isso mesmo.

***

Já no domingo pela manhã rumando em direção a Livramento, ao olhar para o céu, tive a impressão de achá-lo mais azul. Em princípio parecia ser apenas uma ilusão de ótica, mas depois, ao refletir um pouco, pude perceber que não tratava de uma ilusão mas sim de uma constatação. Não, a cor do céu não tem duas ou mais tonalidades, mas, a poluição bastante encontrada aqui nos nossos centros parece não transparecer tanto por aqueles lados. Não que não haja, mas é menor. Na fronteira vemos gaúchos e gaúchas andando a cavalo pelas ruas, os carros são em menos quantidade, há poucas indústrias e muito gado, plantações de arroz, soja e outros. Pode-se dizer assim que o ar é mais puro, mais límpido e o céu é bem mais bonito. Aqui nos dias mais bonitos há sempre uma espécie de fuligem e lá não. Eu neste carnaval descobri onde o céu é mais azul e se a estrada é longa faço crescente as ânsias, pois se é cheia a inspiração são minguantes as distâncias.

Abraço e boa semana(mais curta) a todos.

Nenhum comentário: