quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval de cinzas

Entre serpentinas e confetes do carnaval, um verdadeiro carnaval. Lamentável o desfecho da apuração do carnaval de São Paulo. Logo deste, onde já se era possível enxergar a vice liderança em organização, perdendo, é claro, somente para o Rio de Janeiro. Imagens esdrúxulas foram transmitidas para o mundo inteiro, envergonhando a maior festa popular do nosso país, isso porque abrange o Brasil inteiro. Lamentável também, que deixem às torcidas organizadas do futebol de São Paulo participarem de uma festa limpa como essa. Vândalos e delinqüentes que deixam rastro negativo por onde passam. Enfim, como se pode perceber visivelmente, muito ainda há de ser feito para que possamos realmente fazer jus ao reconhecimento da comunidade internacional. Se a única coisa pela qual temos reconhecimento uníssono não conseguimos fazer bem feito, bom, aí é sinal de que as coisas não estão sendo levadas a sério. O carnaval não pode ser de cinzas. Nem virar um carnaval...
***
Não lembro de ter lido nenhum comentário desaprovador. Talvez, em face a exposição midiática que o caso recebeu. O certo é que, independente de merecedor ou não, o desfecho do julgamento de Lindemberg Farias não há de ser esquecido. A mídia tanto fez força que fora criado um “mártir” em nosso ordenamento jurídico. Chamar de palhaçada este julgamento é ofender o brilhantismo do artista que interpreta este número circense. Senhoras e senhores, também acho que este cidadão deveria ser condenado pelos crimes que cometeu, mas aí imputar-lhe uma pena de trinta anos de reclusão por tentativa de homicídio, de um tiro que passou distante da sedizente vítima, é brincadeira. Longe de mim defender a bandidagem. Cabe a mim, contudo, lamentar a forma como o julgamento fora conduzido e a “falta de critérios” acerca da pena que lhe fora imposta. O jeito agora, é torcer para que o TJ/SP corrija esta tamanha distorção, em defesa do nosso verdadeiro Estado Democrático de Direito.
***
A ressaca da quarta-feira de cinzas geralmente impede que façamos as coisas no nosso ritmo normal. A normalidade, porém, vem chegando aos poucos, juntamente com o ano que começa, provavelmente, na segunda-feira. Lembramos que este é um ano eleitoral e cada vez mais as manchetes dos jornais serão políticas. O trânsito das grandes cidades vai voltar a sua triste rotina caótica. Em Novo Hamburgo a questão se agrava ante as obras do metrô. Relembrando, que ao meu ver, um erro trazê-lo até o centro. No mais a vida continua. Jovens e adultos de volta, aos poucos, às suas rotinas diárias. E a vida continua como sempre. Mas que seja esta um simples carnaval. Sem cinzas ou outras mazelas quaisquer.

Abraço e boa sequência de semana a todos.

Nenhum comentário: