sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Detalhes

Enquanto aguardava uma porção de fritas num “quiosque” à beira mar, entre uma porção e outra de iscas de peixe dentro de uma fritadeira elétrica, prestava atenção naquele óleo de soja, já algum tempo por ali, provavelmente. Aí comecei a pensar nos inúmeros apelos que médicos e nutricionistas fazem a não reutilização de óleo de cozinha, altamente prejudicial a saúde. Os pensamentos, contudo, vão em desencontro com a realidade, afinal, como fiscalizar se um restaurante põe fora o óleo depois de servir um almoço ou jantar? Ou, então, um quiosque? Parece impossível. Depois de pensar um pouco, passei a devorar minha porção de batatas e aí, pouco me importava às condições como ela havia sido feita. Em outras circunstâncias, talvez, titubearia até em fazer o pedido do petisco. Mas ali, na beira do mar cristalino de Garopaba pouco me importava. Nem os mais de quinze anos de “veraneio” me fariam enjoar de qualquer coisa que fosse. Com o tempo, a gente acaba descobrindo que tem detalhes na nossa vida que são muito mais importante que outros. E Garopaba está acima de tudo. Sempre.
***
Daqui algumas horas estaremos a caminho da gloriosa Cazuza Ferreira, distrito de São Francisco de Paula. Amanhã e domingo uma grande festa vai agitar o velho mundo e farei parte da organização desta, afinal, meu padrinho, Luiz Antero, é o festeiro. Diria até que Cazuza vai tremer, isso ao som do grupo Rodeio que certamente fará um grande baile. Quem não conhece o distrito, tem a grande oportunidade de voltar ao passado e, num lance de nostalgia, entender um pouco da colonização italiana, da sua arquitetura e de seu povo. Uma grande festa está prometendo e como disse, estaremos lá.



***



Os Serranos



O ano de 2012 trás muitas novidades em um dos grupos mais tradicionais do nosso Rio Grande. Dois novos integrantes passam a fazer parte do conjunto liderado por Edson Dutra: Jeferson Braz, o Madruga, grande baixista e cantor que acompanhava Os Mateadores e meu grande amigo Alan Moreira, ex- Tchê Moçada e Os Mirins. Madruga vem para o lugar de Tanaka e Alan para reforçar a banda. Sucesso a todos.




***
Este blogue é de cunho tradicionalista e faz questão de enaltecer tal circunstância. Por aqui, preserva-se as coisas do nosso Rio Grande, principalmente, a música. No entanto, não poderia deixar de traçar algumas linhas acerca da morte do cantor Wando. O “rei da calcinha”, como era conhecido, era um cantor brega, mais chique. O Wando cantava o amor. Não havia malícia nas letras que compunha, o som das palavras vinha do coração. O Brasil perdeu realmente um músico com hombridade e com talento. De fato, suas músicas tinham “Fogo e Paixão”.

Um abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: