sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Será que segue o baile?

Tenho acompanhado, um tanto quanto de longe, as movimentações fandangueiras da região e, confesso estar preocupado com os rumos da nossa música. Salvo algumas (raras) exceções, a maioria dos CTG’s de nossa volta ainda nem “voltou” das férias. Os que voltaram ainda engatinham e por aí vai. É de lembrar que ano passado tivemos um grupo da região que encerrou suas atividades e outros dois que, embora ainda não tenham feito, caminham para tal. Estes dois últimos com relativo sucesso, diga-se de passagem. É como eu disse algum tempo atrás: se com qualidade a nossa música não está vivendo bem, imagina sem ela? Pior de tudo é que tem gente que ta indo pro buraco pensando que está bem. Novos discos os grupos da região não tem mais feito, até porque cd hoje em dia virou artigo de museu. Enfim, é esperar por novos e preocupantes desdobramentos. Será que segue o baile?
***
Pelo que tenho percebido, a falta de promoções por parte das entidades tradicionalistas da região não se dá por falta de público. Falta vontade mesmo. Com todo respeito às campeiras, mas, infelizmente, rodeio não enche barriga de ninguém. Só de meia dúzia. Está na hora dos CTG’s voltarem a dar mais atenção a parte artística. O sucesso do Enart ta aí, mostrando o quão é importante a nossa história de danças.
***
Na contramão dos CTG’s daqui, está o glorioso e histórico Rodeio Serrano, em São Chico. Para este ano já estão garantido três grandes fandangos: João Luiz Corrêa, dia 05/05, no baile de aniversário; Porca Véia, em julho, num jantar baile; e Os Monarcas em outubro. Este voltando a Entidade depois de mais de dez anos. Parabenizo a patronagem pelo esforço que vem fazendo em resgatar a história do CTG Rodeio Serrano. Uma pena é que os daqui não fazem o mesmo. Uma pena mesmo!
***
Ando recebendo questionamentos freqüentes acerca da minha carreira de músico. No momento, vou me manter como estou. Agora, para os que pensam que caí do cavalo ou que me derrubaram dele, enganados estão. Mesmo que fosse, quem me conhece sabe que eu nunca fujo da peleia. Me levanto e volto de novo. E assim foi sempre.
***
Às sinceras homenagens deste blogue ao saudoso Nésio Alves Corrêa, o Gildinho d’Os Monarcas, agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha pela Assembléia Legislativa Gaúcha, ação proposta pela Deputada Silvana Covati.
Mais do que merecida, certamente!

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: