segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Língua afiada: saldos

Engraçado que o ano é novo, mas os problemas são os mesmos de sempre e a politicagem, para variar, pouco se preocupa com nós, os que sustentam esta roubalheira toda. Viver no Brasil, como uma pessoa honesta, custa caro - muito caro. E antes que alguém diga qualquer coisa, que eu devia ao invés de reclamar tentar melhorar o meu país, digo que este pensamento é hipócrita, já que este país sequer tem concerto. Já perdi as esperanças! Mas, por que não se desiste disso tudo então? Porque temos água doce limpa e em abundância, parece que temos bastante petróleo também (ainda que muitos digam que é de qualidade duvidosa este pré-sal) e a amazônia (que tá largada pelo governo, em prol de fazendeiros e estrangeiros que pintam e bordam. Acreditem, sucatear o exército não é a melhor forma de eliminar a chance de uma nova ditadura. Por causa disso, vamos perder logo logo este ouro verde!) No mais, temos o carnaval, praia, sol e mar. Enfim, viver aqui é uma festa, um paraíso. Para a bandidagem então, bah!, um espetáculo!
Nunca antes na história deste país a criminalidade fora tão alta; e aqui no estado, o PT parece que não aprende. Depois da experiência desastrada do Bisol como secretário da segurança no governo Olívio, de novo a violência volta a crescer, justamente com a volta do partido ao poder. Coincidência ou incompetência?
Saldo: a gente que se ferre!

***

Decidi tirar uma folga este final de semana e fiquei por casa. Sim, porque ultimamente eu to sempre como barata tonta, andando de um lado para o outro. Fazia horas que queria fazer um programa deste que só não foi melhor por causa do calor, que voltou a rondar às portas dos nossos ranchos. Ademais, fiquei meio chateado com algumas coisas. Por exemplo, resolvi comprar um aparelho leitor de dvd que tá funcionando direitinho. O problema todo tá no disquinho para que ele funcione. Pois bem, fui fazer ficha numa locadora famosa de NH, conhecida pelo seu vasto acervo, em que pese tenha um preço meio salgado. Até aí tudo bem. O problema mesmo tá no acervo. Muito abaixo do esperado. Penei para achar três filmes bons. Aliás, como recém tinha aberto o cadastro, três era o limite de filmes que poderia locar. Isso foi o mais fácil, já que achar estes três é que foi difícil.
Saldo: R$ 19,50. Se faz parte eu não sei, mas que dói no bolso a dói. Vou procurar um locadora mais perto de casa. pelo menos na gasolina eu economizo.

***
Estradas abarrotadas e cerca de 8 horas para fazer o percursso Capão da Canoa/São Leopoldo. Eu não fui para o litoral na virada do ano, mas uma colega que foi chegou dizendo que o calvário de seus familiares fora este. Que loucura! Aí são duas vertentes: a primeira, do povo que deve uma vela para cada Santo, fica o ano se queixando que tá na pindaíba, mas (e sempre tem um más em tudo) que não deixa de passar o ano acotovelado no meio de guarda sóis, carros com som alto na beira da praia e filas, muitas filas (supermercado, padaria, caixa eletrônico...); a segunda, da hipocrisia do governo que transformou a compra de carros novos numa festa, forrando os bolsos das montadoras, enquanto as estradas continuam as mesmas porcarias de décadas. Aliás, chamar as nossas estradas de porcaria é um elogio. Insulto é ter que pagar um absurdo de IPVA todo ano e ter de trafegar sobre elas.

Por falar nisso, accorda prefeitura de NH. Transitar em algumas ruas, tipo a Marcílio Dias, tá brabo. Aliás, transitar em toda NH tá brabo. Quando não é a buraqueira são as obras do trem. Custo do progresso? Hahahahahaha. Veremos qual será o progresso, veremos.
Saldo: mais uma vez, sobra pro povo, que pra variar, se ferra.

***
Bem se sabe que é início de ano, pois começam novas edições daqueles lixos que a emissora top (top do que mesmo?) coloca no ar, para "entreter" o povo brasileiro (leia-se ganhar dinheiro às custas de quem tem coragem de assistir). E isso vai até abril. Cruzes! É a velha política do pão e circo. Mas um dia a casa cai.
Saldo: lixo cultural. Acorda, Brasil!

***
Me permito fazer um aparte para elogiar um filme brasileiro. Sei que vindo de mim isso é pouco comum (para não dizer: milagreee! - risos), mas o filme - de fato - é muito bom. Falo de "2 Coelhos", que fora dirigido por Afonso Poyart (espero não ter errado o nome) e é uma bela película nacional, com um enredo muito bom, além de efeitos visuais de primeira.
Pena que não fez, no cinema, o sucesso que deveria. Também pudera: o brasileiro só dá valor pra estes besteirois chinelões que tão sempre em cartaz, com um humor pobre, ruim e caça níquel. Cada povo tem a cultura que merece! No nosso caso, nenhuma!
Saldo: baita filme para americano ver (e não pra a promiscuidade brasileira). Tanto, que os direitos do filme já foram comprados por Hollywood (é assim que se escreve?) e o filme será refilmado por lá. Dúvida de sucesso? Nenhuma!

Desculpe a língua afiada já no início do ano, mas, sabem como é, o ano pelo menos uma vez na vida tem que começar em janeiro.

Abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário: