sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Expresso duplo

Sentei na mesa do bar, a saber a mesma de sempre, e antes mesmo do garçom rumar para trás do balcão para me preparar “o de sempre”, tratei de persuadi-lo a vir até mim – o que o fez – ainda que meio contragosto. Como se não me conhecesse, foi irônico ao me indagar: “pois não senhor?!”. Em seguida, já me perguntava das contratações do Inter, do que achava do time co-irmão e tal. Antes mesmo que se encorajasse em falar de seleção, fui logo dizendo – num só tiro e de forma certeira: me traz um expresso duplo!
Notei que aquilo soou como um apunhalada para o lépido garçom que, fatalmente, se perguntou: mas ele não tomava sempre um simples, com aquela espuma á base do bafo quente da velha e competente máquina de café? De fato, e com razão à estranheza que causei ao jovem atendente da cafeteria, eu sempre tomava um expresso simples, com aquela espuma clara, à base do vapor da velha máquina de café. Gize-se, velha mas flor de especial – mas que café, tchê! Mas se a vida é feita de mudança, por que nossos gostos também não podem mudar um dia?
Sorvi aquele expresso duplo de forma suave e com o intento de de degustar cada gole do seu sabor amargo. Sim, café eu bebo sem açúcar. Confesso-lhes que inicialmente mal senti diferença no gosto da bebida. Com a chegada na metade da xícara, todavia, já podia sentir meu paladar acostumado com um sabor diferente, forte, de amargor suave e intenso. Bem melhor que as experiência experimentadas com um simples expresso? Não diria melhor, mas diferente. E aqui a diferença não está relacionada somente ao tipo do pedido, mas principalmente a capacidade e a coragem da mudança. Mudar, em que pese seja uma atitude difícil de ser tomada, muitas vezes significa renovar, rejuvenescer e, muitas vezes, enfim alcançar o velho e tão sonhado objetivo.
Quando finalmente tomei coragem e pedi um expresso duplo, contrariando e até mesmo assustando o simpático e já amigo garçom, não dei-me por conta de que a virada do ano, guardadas devidas proporções, pode ser comparada a minha atitude, sendo o expresso duplo o ano que chega e o expresso simples o ano que se vai. No início vamos achar que tudo continua como estava antes. Depois, com o passar dos meses, damo-nos conta de que as mudanças podem ser sim reais, basta querermos. Sei que aquele dia em que sentei à mesa da cafeteria estava disposto a dar um novo sentido à minha vida. Dar novo sentido a vida com um café? Sim! O contexto todo não está no café, mas sim na ideia de que nós podemos sim mudar um dia, experimentar outras alternativas, afinal, o cardápio nos proporciona várias opções.
Já estou me preparando para um capuccino e para um 2013 diferente daquilo que tenho vivido nos últimos tempos. Sei que vou enlouquecer o amigo garçom e muita gente à minha volta. Mas e daí, quem sabe da minha vida sou eu mesmo e, então, vou tratar de vivê-la e aproveitá-la.

Expresso duplo? Recomendo!

Forte abraço e um bom começo de ano a todos.

Nenhum comentário: