sexta-feira, 21 de março de 2014

As armas que conheço!

Eu sou um fã declarado do imortal José Cláudio Machado que, para mim, é o maior intérprete de música gaúcha da nossa história cultural. O Zé era Rei. Pois muitas músicas que fizeram sucesso na sua voz são cantadas até hoje e tem relativo sucesso, como "Milonga Abaixo de Mau Tempo" e "Pêlos". Eu, contudo, sou muito fã também, de outras duas canções: "Defumando Ausências", do Telmo de Lima Freitas e "São as Armas que eu conheço", letra de Mauro Bicca e música de Mauro Moraes. 

A primeira eu já falei anteriormente por aqui, razão pela qual decidi hoje colacionar a segunda:


"São as armas que eu conheço

Um lombilho, um baixeiro, cincha, peiteira e rabicho
Buçal, cabresto e maneia e uma espora garroneira
Mango, rédea e bocal são as armas que conheço
Pra fazer um cavalo manso quando me entregam um bagual
Ou uma junta de boi mansos, um arado, pula-toco
Cangas, brochas, tamoeiros, uma regeira um cambão
Machado, enxada e facão são as armas que conheço
Pra fazer a terra bruta me dar o trigo pro pão
Esteios, rimas, baldrames, travessas e cachorretes
Caibros e pontaletes, gaipa, taquara e cipó
Cupim, leiva em Santa Fé são as armas que conheço
Pra fazer meu próprio rancho e deixar de viver só

(As plantas estão maduras, os meus cavalos domados
O meu rancho está plantado, só meu catre está vazio
Quem sabe numa volteada eu encontre por aí
Alguém que junto comigo seja feliz por aqui)"

***

A referida composição nos ensina que para seguir em frente basta que saibamos utilizar das armas que conhecemos, muitas vezes disponíveis em algum lugar das nossas vidas. Logo, ao invés de lamentar a falta dê, que saibamos agradecer a existência do que temos. E no mais, que tratemos de seguir em frente e buscar os nossos sonhos e objetivos.

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: