segunda-feira, 10 de março de 2014

O ano que começa já acabando

Não são poucos os que acham que o ano começa, em verdade, na segunda-feira pós carnaval. Assim sendo, no caso deste já corrente 2014, hoje estamos comemorando a entrada do novo ano. Mas porque é assim e o que isso realmente representa para todos nós é o que tentarei abordar de forma simples daqui para frente. Defino como simples, simplesmente (aqui, com o perdão da redundância) o ato de evitar polemizar sobre o tema.

Quando morei na Capital, há alguns anos, era nítida a diferença no andar pela cidade nos meses de janeiro e fevereiro. Fazer, por exemplo, a rótula da Plínio Brasil Milano com a Carlos Gomes era rápido e fácil, bem diferente do restante do ano, que demandava paciência e bem mais de 10 (dez) minutos, em certas horas do dia. Não duvido que hoje em dia a coisa continue igual ou mesmo pior.

É inegável que são diversos os fatores que determinam a diminuição do fluxo de pessoas nas grandes cidades, O principal é que durante os meses de janeiro e fevereiro as pessoas tem predileção por gozar de seus períodos de férias. Também as escolas e universidades não promulgam sua atividade fim, o que diminui o fluxo de estudantes, pais e vans escolares pelas ruas. Tudo isso gera uma reação em cadeia que culmina numa favorável locomoção pela cidade e entre elas. Nunca é tão bom (alguma vez é bom será?) andar de ônibus ou trem como no verão. Você adentra no coletivo e muitas vezes escolhe o lugar em que quer permanecer. No restante do ano você fica onde tem lugar, que muitas vezes é sinônimo de nenhum! É a experiência de ser sardinha por um dia, ou por quase todos...

Nem todos, é verdade, estão de férias. Muita gente trabalha durante o período. Entretanto, durante o verão, talvez, as pessoas tenham um sentimento bem menos estressado. Isso porque é nessa época em que todos se motivam a ir para o litoral, nos finais de semana, e o mar, sem dúvida alguma, é um importante instrumento de paz e tranquilidade. Alguns minutos próximo do mar são revigorantes. Ao menos para mim são! Ou seja: as pessoas na segunda-feira lembram que no final de semana haverá mais uma oportunidade de ir para a praia na sexta-feira e trabalham mais relaxadas, com a expectativa do lazer do final de semana.

Estas são suposições misturadas à realidade. Mas há somente a realidade.

A realidades, um pouco mais obscura, é que de fato temos uma ideia de que nada será resolvido nos dois primeiros meses do ano e, por isso, tudo pode ficar para depois do carnaval. Aliás, se prestarmos atenção nos foliões, parece que todos estão em férias, tamanha a quantidade de álcool ingerida durante o período. E assim, acabamos por nos acomodar, empurrar as coisas com a barriga.

O problema é que a gente começa o ano agora sem saber bem por onde começar, já que os gastos de janeiro e fevereiro extrapolaram qualquer tipo de orçamento (ahhh as idas para a praia, cervejadas, churrascadas...).

Logo o que temos hoje é um feliz ano novo que já não é mais tão novo assim.

Uma confusão esta minha. Mas enfim, que comece a andar o ano mais bagaceira da história brasileira pois, em junho, para com a copa, depois com as eleições e etc...

Que tal pularmos para 2015?

Feliz ano novo a todos!

Abraço e boa semana. 

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Campeiro, todo ano e em todo lugar desse Brasil é igual pelo que vejo! Esse ano decidi fazer diferente, mudei de emprego em dezembro, iniciei academia em dezembro, curso de inglês em fevereiro e dentre outras coisas nos três primeiros meses do ano; mas tenho o mesmo sentimento por mais que tenha feito diferente. O fluxo nos leva para a maioria, por este sentimento que o ano começa depois do carnaval. Tudo pára! Parece que o mundo está em festa. Desde criança adoro o verão, sinto que as pessoas parecem mais felizes nesta época e sou igualmente apaixonada por este período. Dezembro até Carnaval! Vamos piscar e estaremos no final do ano! Sinto que 80% de meus planos eu já fiz e o que eu não fiz ficará para 2015, porque não dará mais tempo!! Ao mesmo tempo que sou apaixonada por este período de sol e mar, também me sinto preocupada com este ano, parece que o tempo nos escapa dos dedos e não conseguimos fazer tudo que gostaríamos. Vida complicada esta de gente grande! Se pudesse iria viver em uma tribo, plantar e colher e viver, só para ter segurança do tempo! Mas a gente cresce e vê que a vida não é tão simples quanto parece! O ano começou! Vou fazer uma lista e ver o que consegui de fato no final, de repente conseguiremos "passar a perna" no tempo!