sexta-feira, 28 de março de 2014

Chica Fandangueira

Não sei da onde veio a minha sina por cantar música do Rio Grande mas, quando me dei por gente, já cantava o Tordilho Negro em alguma ou outra festa da família. E aí, com o passar do tempo a cousa foi tomando prumo e minha rotina com a música foi se acentuando. Entretanto, eu devo o meu gosto pela música de bailes a um grupo: Os Monarcas.

Pois foi na antiga loja de discos do Candinho, lá em São Chico, que conheci o grupo de Erechim que me fez gostar de baile. Lembro que o Candinho insistiu para o meu pai comprar o disco deles, o que fez. Desde então, tenho todos. O projeto "Do Rio Grande Antigo" ainda tinha um "plus a mais", pois a música título do disco fora vencedora do 11º Ronco do Bugio em São Chico, regravada pel'Os Monarcas em vaneira. Eis a capa do disco:




Tempos depois, tive a oportunidade de ver um baile d'Os Monarcas num Rodeio de Campo Bom. Desde a primeira música conclui que a fama dos "reis do fandango" era legítima. E aquele baile começou com "Chica Fandangueira", presente neste disco acima referido e um baita tranco para abrir baile. Outros tantos bailes dos Monarcas fui e a música de abertura era a mesma. Nunca me esqueço. Aliás, nunca me esquecerei:

"Aperta aqui, aperta alí, aperta lá
E a chiquita fandangueira parou de se lamentar
Aperta aqui, aperta alí, aperta lá
Que remédio bom prá tudo, é esses fandangos do lugar"


Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: